Organização da UPA finaliza preparativos para receber visitantes

A organização do evento Unicamp de Portas Abertas (UPA), que ocorre neste sábado (19), está trabalhando para garantir o conforto e a segurança dos participantes. São esperados mais de 40 mil visitantes no campus de Barão Geraldo, em Campinas. As inscrições para escolas foram encerradas no mês passado.

Seguem, abaixo, algumas orientações aos participantes, tanto para os que virão com ônibus fretados quanto para quem vier para a Unicamp por conta própria.

Quem não puder visitar a Unicamp poderá acompanhar mais detalhes da UPA no Portal da Unicamp e nas páginas oficiais da Universidade no FacebookInstagram e Twitter.

Acesso e trânsito interno

Mapa de acessos e rotas internas da Unicamp na UPA

A Prefeitura Universitária da Unicamp e a Secretaria de Vivência nos Campi estiveram em contato com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), com a qual foi elaborada um plano de transito e orientação aos motoristas no entorno do campus no distrito de Barão Geraldo. Já a concessionária Rota das Bandeiras, gestora do corredor formado pelas rodovias Dom Pedro I (SP-65) e Professor Zeferino Vaz (SP-332), também está ciente do aumento da demanda de veículos que deverão passar por suas rodovias durante o evento.

A portaria 1, próxima à Faculdade de Educação Física (FEF) e rotatória da Avenida Professor Atílio Martini, ficará fechada aos veículos e será de acesso exclusivo aos ônibus e vans cadastrados. Os ônibus que virão por Barão Geraldo irão acessar a Unicamp pela rotatória da portaria 2 e depois seguirão em direção ao bolsão de recepção após a portaria 1, no estacionamento atrás da Biblioteca Central.

Já os ônibus e vans que chegarão pela Rodovia Dom Pedro I e região da PUC-Campinas, deverão acessar a portaria 6 pela rotatória da Avenida Guilherme Campos, e em seguida tomar a direção da portaria 1, pelas ruas indicadas pela sinalização no campus.

Transporte público e particular
Os carros particulares e táxis entrarão na Unicamp pelas portarias 2, 5 e 6. Poderão circular pelas ruas internas que não estarão bloqueadas previamente, inclusive até o Ciclo Básico.

As linhas de ônibus circulares internos da Unicamp funcionarão para atender a demanda e permitir aos visitantes percorrerem o campus. Já as linhas de ônibus municipais geridas pela Emdec (336, 330, 337, 329, 332 e 266), e as intermunicipais da EMTU (607, 652, 653, 724 e 746), que ligam a Unicamp às cidades da Região Metropolitana de Campinas, circularão pelo campus em horários normais de sábado, entrando pela portaria 2, evitando os pontos na região do bolsão da FEF e realizando embarque e desembarque nos demais pontos.

A área onde se localizam o Hospital de Clínicas e o Caism continuará aberta e sem nenhum bloqueio aos usuários desses serviços de saúde. Três ambulâncias estão separadas e preparadas para atender eventuais problemas médicos que necessitem destes cuidados.

Organização
Os responsáveis pelos cerca de 900 ônibus e vans previamente cadastrados deverão se dirigir com o veiculo até a recepção do evento, no bolsão situado atrás da Biblioteca Central. Os ônibus receberão uma identificação, e serão direcionados aos bolsões de estacionamento, indicados por letras, estabelecidos pela organização da UPA.

Modelo de identificação que cada ônibus receberá na recepção

É recomendável que cada responsável tenha o telefone de contato do motorista de seu veículo. Nas regiões onde os ônibus ficarão estacionados será disponibilizado acesso a banheiros para os motoristas.

Dentro do campus serão indicadas rotas de acesso a pé ou de ônibus, devidamente sinalizadas, a todas as unidades que participam da UPA, contando com o auxilio de monitores. Também haverá a disponibilização, na região da área de recepção, de um veículo elétrico adaptado para o transporte de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Serão instaladas no campus três praças de alimentação: no Ciclo Básico, no bolsão de recepção e na frente da Faculdade de Ciências Médicas. Alguns dos restaurantes concessionários existentes na Unicamp também deverão abrir para o atendimento ao público presente. Os restaurantes universitários, próprios da Unicamp, ficarão fechados ao público.

Aplicativo
Já está disponível aos participantes desta edição o aplicativo Unicamp de Portas Abertas (UPA), que facilitará o acesso e deslocamento às diversas unidades com programação e outros locais de interesse, por meio de mapas. Os caminhos sugeridos pelo aplicativo poderão ser realizados a pé ou por carro.

Criado na edição de 2015 pelos funcionários do Centro de Computação da Unicamp (CCEUC), o aplicativo foi aprimorado nas edições seguintes. Entre as novidades para a versão de 2018 está o acesso à programação da UPA, ao site do evento e ao Portal da Unicamp, sem precisar abrir nenhum navegador externo, e a possibilidade de fazer a avaliação de cada atividade do evento.

Até o momento já foram realizados mais de 11 mil downloads do aplicativo em suas versões, que está disponível gratuitamente nas lojas virtuais das plataformas Android e iOS.

Audiodescrição: Em fotomontagem com duas imagens, ilustração de mapa da Unicamp com indicação dos nomes de ruas, praças e faculdades da Universidade sobreposta a foto com imagem panorâmica, frontal, de vários jovens caminhando em uma praça gramada e arborizada, ao fundo, em segundo plano, sendo que à frente, nessa foto, alguns jovens aparecem mais próximos na imagem, como se subissem uma escada. Imagem 1 de 1.