Caism celebra 32 anos

Cerimônia dos 32 anos do Caism
O Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, o Caism comemorou 32 anos nesta sexta, 26. Durante a celebração, foram homenageados funcionários e docentes que atuam no hospital desde sua fundação. Também foram apresentados resultados do projeto de captação de recursos, mantido ao longo dos últimos três anos.

O diretor-superintendente do hospital, Luís Otávio Zanatta Sarian, destacou a origem do Caism. Falou desde a criação da Faculdade de Ciências Médicas em 1963 até a expansão física da Unicamp entre 82 e 86, ano em que ocorreu a inauguração do hospital, criado na gestão do reitor José Aristodemo Pinotti, já falecido. A consolidação da história do Caism fez com que ele se tornasse o maior centro de saúde da mulher e do recém nascido do Brasil.  “O Caism é um centro de ensino, pesquisa e assistência voltado à saúde da mulher de forma integral. Hoje, 55% do hospital é oncológico, mas também tem uma maternidade de altíssimo risco e um setor de ginecologia muito forte. É o serviço de neonatologia da região mais capacitado para receber os neonatos”, afirmou.

O hospital atende 42 municípios da macro região de Campinas, que tem uma população de cerca de 5 milhões de habitantes. Por ano, são cerca de 25 mil sessões de quimioterapia contra câncer de mama e ginecológico, 40 mil sessões de radioterapia e 200 mil exames laboratoriais. O Centro é referência para partos de alto risco com cerca de 250 intervenções por mês. O superintendente também destacou em sua apresentação o centro de acolhimento das mulheres vítimas de violência sexual.

Para o reitor Marcelo Knobel, o Caism foi uma ideia inovadora desde o momento que surgiu. “A Unicamp tem orgulho de ter um hospital como esse. Isso reflete um pouco a nossa a alegria por estar aqui comemorando mais um ano de atividades. Gostaria de parabenizar toda a comunidade do Caism pelo belo trabalho feito”, disse. Sobre a captação de recursos, o reitor falou sobre a necessidade constante de atualização de equipamentos e de melhoria da infraestrutura.  “Toda medida é bem vinda”, pontuou.

A coordenadora geral da Universidade, Teresa Atvars, que acompanhou o evento, citou a característica da Unicamp de inovar. Apontou o Caism como um exemplo completo da inovação que a instituição é capaz de fazer, não só olhando do ponto de vista acadêmico, mas também para a sociedade. De acordo com a professora, “o Caism foi criado numa perspectiva de inovação, que entendeu o papel da mulher e do seu atendimento integral, e propôs um hospital inteiro numa época em que isso nem sequer era sonhado, para tratá-la na sua integralidade do ponto de vista físico e emocional. A experiência deu tão certo que se reproduziu no Brasil e em outros hospitais fora do país”.

A presidente do conselho técnico administrativo do hospital e chefe do departamento de tocoginecologia da Faculdade de Ciências, Mary Angela Parpineli, também apontou o modelo inovador na abordagem da saúde da mulher. “Era um modelo que rompia a lógica de um atendimento apenas à questão da maternidade ou a ações curativas, passando a incluir uma prática articulada como assistência integral, promovendo a saúde e integrando as atividades de prevenção e recuperação”, disse.

Durante a celebração, foram homenageados colaboradores e docentes em atividade que atuam no hospital desde o início de sua história. Placas comemorativas foram entregues por Knobel, Zanatta e Parpineli a oito funcionários e docentes, que representaram simbolicamente os 135 colaboradores e 25 professores que atuam desde a fundação do Centro.

Segundo Luís Otávio Zanatta, o Caism recebeu nos últimos três anos cerca de 25 milhões de reais em recursos de emendas, que foram utilizados em aquisição de novos equipamentos, berços, incubadoras, entre outros. Alguns deputados federais envolvidos nessas captações de recursos foram homenageados no evento: Ana Lúcia Perugini, Luiz Lauro Ferreira Filho, Ricardo Bentinho, José Mentor e Paulo Freire. Também participaram da celebração, que ocorreu no anfiteatro do bloco A do Caism, autoridades, docentes, alunos e funcionários.

Homenageados nos 32 anos do Caism
Participantes da cerimônia dos 32 anos do Caism
Reitor Marcelo Knobel em cerimônia dos 32 anos do Caism

Comunidade Interna