Unicamp e Univesp celebram parceria para alavancar ensino a distância

O reitor Marcelo Knobel e a presidente da Univesp Maria Alice Carraturi assinam convênio

A Unicamp e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) trabalharão juntas na criação de disciplinas e material multimídia para plataformas de ensino a distância. A parceria, que já existia de modo informal, foi oficializada pelos dirigentes das duas universidades na última quinta-feira (12), na Unicamp, por meio da assinatura de convênio com duração inicial de cinco anos.

O convênio prevê o lançamento de edital conjunto para seleção de docentes da Unicamp que queiram desenvolver, acompanhar e supervisionar disciplinas dos cursos de graduação da Univesp, oferecidos exclusivamente no formato a distância. Os alunos de doutorado da Unicamp também poderão participar da iniciativa como tutores das disciplinas.

“Este convênio permitirá que nossos docentes colaborem com o desenvolvimento de disciplinas da Univesp de modo organizado, dentro das regras e do horário permitido pelo regime de trabalho de cada um”, destacou o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel. “Por outro lado, poderemos criar novas disciplinas, do nosso interesse, com o apoio metodológico e tecnológico da Univesp.”

Ouça, também, o áudio da entrevista do reitor Marcelo Knobel ao programa "Unicamp direto ao assunto", na Rádio Web Unicamp:

Grupos da Unicamp e da Univesp se reúnem no Gabinete da Reitoria

A presidente da Univesp, Maria Alice Carraturi, informou que a instituição tem sido solicitada a criar disciplinas para nivelamento de alunos, tais como Cálculo Zero e Física Zero. “Vamos produzir, juntamente com a Unicamp, a disciplina de Língua Portuguesa para Estrangeiros”, revelou.

O conteúdo dessa e de outras disciplinas que venham a ser criadas, em parceria com a Unicamp, ficará disponível, também, para a USP e para a Unesp, com as quais a Univesp assinou convênios semelhantes.

Segundo Maria Alice, a cooperação com Unicamp, USP e Unesp não só trará mais qualidade aos cursos de graduação da Univesp. Também facilitará a “mobilidade virtual” nas quatro instituições. “Temos enfatizado às universidades que alunos do curso presencial podem cursar uma disciplina [a distância] e isso ser validado, e vice-versa”, ressaltou.

Atualmente, há mais de 35 mil alunos matriculados nos cursos de graduação da Univesp. Os alunos assistem às aulas e resolvem exercícios em ambiente virtual de aprendizagem, mas precisam comparecer a um dos 243 polos da instituição no Estado de São Paulo para realizar trabalhos em grupo, algumas atividades acadêmicas e provas.

A Univesp possui um canal no YouTube, por meio do qual qualquer pessoa pode assistir gratuitamente (mas sem direito a diploma) a todas as aulas dos cursos regulares da instituição. Já há quase 500 mil pessoas inscritas no canal.

Marco Antonio Garcia de Carvalho, coordenador do GGTE

Iniciativas
O convênio com a Univesp será supervisionado, na Unicamp, pelo professor Marco Antonio Garcia de Carvalho, coordenador do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) da Universidade.

Também presente à cerimônia de formalização da parceria, Carvalho revelou que há mais de 100 disciplinas da Univesp que podem ser úteis à Unicamp. “Além das já existentes, outras foram colocadas no termo aditivo do convênio e têm grande intersecção com as nossas disciplinas de graduação”, explicou. “Devemos aproveitar o que há de melhor em ensino a distância para contribuir com o ensino presencial da Unicamp.”

Carvalho ressaltou que a Unicamp não oferece cursos de graduação nem de pós-graduação stricto sensu na modalidade a distancia. Todas as iniciativas da Universidade nessa área, acrescentou ele, restringem-se a experiências com o chamado ensino híbrido, no qual as tecnologias remotas apoiam o ensino presencial.

O trabalho mais consolidado é o programa Ensino Aberto, que dá aos alunos de graduação e de pós-graduação a possibilidade de acessar, em ambiente virtual de aprendizagem, os conteúdos das disciplinas que estão cursando. “Nesse sentido, estamos completamente em harmonia com a Diretoria Acadêmica (DAC), que associa um ambiente virtual de aprendizagem a cada disciplina no momento em que elas são criadas”, assinalou Carvalho.

Também está em andamento na Unicamp, via GGTE, o programa Sala Virtual, destinado à produção de material multimídia. “Apoiamos os professores na criação do material, no estúdio de gravação do GGTE, e ajudamos a colocar o conteúdo em linguagem e formato apropriados para o ensino de graduação ou de pós-graduação, embora o nosso maior foco seja a graduação”, explicou o coordenador do grupo. “Anteriormente, havia iniciativas isoladas que partiam dos próprios professores; agora, essa atividade se tornou um programa institucional da Pró-Reitoria de Graduação (PRG)”, completou.

No último dia 10, o reitor Marcelo Knobel instituiu grupo trabalho para avaliar as ações já realizadas e elaborar uma proposta de política integrada para o ensino a distancia na Unicamp. O grupo de trabalho será presidido pelo pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade, Fernando Hashimoto.

O reitor Marcelo Knobel recebe comitiva da Univesp