CIS-Guanabara sedia Mercado Mundo Mix neste sábado e domingo

Aspecto da edição anterior do MMM realizada na Estação Cultura, em Campinas

A concepção original da Unicamp, criada pelo professor Zeferino Vaz nos anos 60 do século passado, estava pautada no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Esse último pilar foi compreendido como o elo que estabelece um forte diálogo entre a instituição e a sociedade, uma maneira de fortalecer esse vínculo por meio de ações que abrissem as portas da Universidade ao público em geral. Nessa linha de raciocínio, o CIS-Guanabara, que se configura como um importante braço da Unicamp que ultrapassa o território do campus instalado em Barão Geraldo, recebe nos dias 7 e 8 de abril o Mercado Mundo Mix (MMM), evento gratuito e aberto ao público.

Cerca de 20 anos após sua primeira edição ocorrida no campus, o MMM ocupa, agora, algumas dependências do CIS com trabalhos de moda, música e alimentação. Durante o evento ocorre o I Encontro de Economia Criativa do Mercado Mundo Mix que prevê palestras e workshops sobre empreendedorismo, novos negóci os e formas de sustentabilidade e economia circular. Com a proposta de transformar a criatividade em resultado e pensar as relações em comunidade, o encontro, com dezenas de expositores, propõe um novo olhar sobre o empreendedorismo, que pede multidisciplinaridade e atenção às novidades e que tem a economia criativa e colaborativa como principal objetivo.

O artesanato é um dos eixos da economia criativa, em que é valorizada a criação autoral, com materiais, muitas vezes, inusitados. Para esta edição, o Mercado Mundo Mix e a Associação dos Artesãos Campineiros estabeleceram uma parceria exclusiva para o I Salão Mundo Mix de Artesanato Criativo. A associação já iniciou seu trabalho de seleção e curadoria para apresentar no CIS-Guanabara os melhores artesãos de Campinas e região.

A edição também conta com a estreia do ‘Street Food Park’, food-trucks instalados na rua, com nova ambientação, atendendo à proposta original. O Mundo Mix, desde o começo, foi o grande propagador da tendência gastronômica que é a comida de rua e reafirma a importância de manter a proposta inicial. Durante o fim de semana, mais de 20 veículos de economia criativa levarão para o evento a verdadeira gastronomia campineira de rua.

A Rádio Mundo Mix, comandada pelo DJ Will Robson, também se instala no CIS-Guanabara. Além disso, manifestações culturais e bandas locais poderão subir ao palco para apresentar ao público seus trabalhos autorais. O evento tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC) da Unicamp. Além dessa edição, o CIS-Guanabara sediará mais dois eventos do MMM ainda nesse ano: dias 1 e 2 de setembro e 10 e 11 de novembro.

Confira a programação:

Sábado (7 de abril)
14h - Oficina Horta em Vasos, com a engenheira agrônoma Leila Pires Bezerra
15h - Desfile Fashion Kids
16h - Palestra sobre Mídias Sociais com Marília Freier - Como Empreender nas Redes Sociais – O Plano de Mídia que vai mudar seu negócio e poupar seu bolso.
18h - Palestra Cerveja Artesanal - O que é cerveja artesanal, como é o mercado, o que é necessário para ser um cervejeiro artesanal

Domingo (8 de abril)
14h - Oficinas Cândido Ferreira
15h - Desfile Fashion Kids
16h - Oficina Customização/Upcycling
18h - Oficina Nossa Arte Artesanato com a artesã modelista Rosangela Rubbo Rodrigues.

Imagem de capa
Aspecto da edição anterior do MMM realizada na Estação Cultura, em Campinas

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola