Estudantes do ensino médio analisam partículas elementares

Alunos assistem aula no auditório. em frente está a professora e um telão.
Masterclass de divulgação científica ocorre no mundo todo

Alunos do ensino médio de várias escolas da região de Campinas participam até quarta-feira (28), do evento “CERN Masterclass 2018” no auditório Méson Pi do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp. Os estudantes são apresentados à física de partículas e vivenciam a experiência científica de análise de dados do maior colisor de partículas que existe, chamado LHC, localizado no Laboratório CERN, na Suíça. O laboratório, cujo nome é Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, é o idealizador da atividade internacional que mobiliza mais de 10 mil alunos em todo o mundo. A Unicamp participa pela primeira vez do evento.

Os alunos participaram de seleções em suas escolas e na Unicamp analisam dados reais do LHC. De acordo com um dos organizadores do evento na Unicamp, Jun Takahashi, o objetivo é estimular os alunos a se interessarem pela ciência. “Eles experimentam a vida de cientista por um dia, analisando dados científicos da mesma maneira que faz um pesquisador na Suíça”. Os dados serão apresentados aos cientistas do laboratório.

O professor Jun Takahashi, de óculos e camisa clara de botão, durante a entrevista
O professor Jun Takahashi, do IFGW

Takahashi afirma que a importância maior é motivar uma geração de cientistas, “mas também mostrar que a pesquisa de fronteira não está tão longe do nosso dia a dia”. De acordo com o professor, as partículas elementares analisadas são como blocos do brinquedo lego, que vão se juntando para compor o universo. “Tudo é formado pelas partículas elementares. O que nós estudamos são os bloquinhos ‘fundamentais’ da natureza e como é que eles se comportam”.

Imagem de capa
Alunos do ensino médio participam de masterclass no IFGW

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”