QS mostra Unicamp entre as 200 melhores do mundo em três grandes áreas

Edição de imagem


A Unicamp está entre as 200 universidades mais bem avaliadas do mundo em três grandes áreas do conhecimento: artes e humanidades; ciências naturais; e engenharia e tecnologia. Além disso, é a 31ª em odontologia e integra o grupo das cem melhores em outras sete áreas específicas: arte e design; línguas; engenharia química; agricultura; anatomia; enfermagem; e estudos do desenvolvimento.

Estes são os resultados que primeiro saltam aos olhos quando se procura o nome da Unicamp nos rankings divulgados nesta quarta-feira (28) pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds, especializada em ensino superior e mais conhecida no meio pela sigla QS.

Elaborados anualmente, os QS World University Rankings by Subject apontam quais são as melhores universidades do mundo, segundo a consultoria, em diferentes áreas do conhecimento. A classificação é feita com base em quatro critérios: reputação acadêmica, reputação no mercado de trabalho, número de citações por artigo e índice H, que mede a produtividade dos pesquisadores de uma instituição e o impacto dos trabalhos que eles publicam. Os critérios recebem pesos diferentes conforme a área em questão. (Tabela 1)

A QS analisou dados relativos a 1.130 universidades, de um total de 151 países, para preparar os rankings por áreas de 2018. Os Estados Unidos foram o país que teve o maior número de intuições avaliadas: 184. Em seguida vieram Reino Unido (95), China (74), França (59), Alemanha (56), Itália (43), Japão (42), Austrália (34), Coreia do Sul (33), Brasil (27) e Canadá (27).

Desta vez, os rankings abrangem cinco áreas gerais e 48 áreas específicas – duas a mais do que os de 2017. A Unicamp foi ranqueada em todas as áreas gerais e em 30 específicas. A Universidade ficou de fora de alguns rankings específicos, como dos de comunicação e de direito, pelo fato de não oferecer cursos nessas áreas.

Entre as áreas gerais, a Unicamp alcançou posição mais alta – a de número 167 – em artes e humanidades, mas também se saiu bem nas demais. Ainda no grupo das 200 melhores do mundo, ficou na posição de número 191 em ciências naturais e na de número 195 em engenharia e tecnologia. Nas outras duas áreas, ciências da vida e medicina e ciências sociais e administração, conquistou lugar entre as 250 melhores (posições de número 205 e 232, respectivamente). (Tabela 2)

Com relação aos rankings específicos, a Unicamp figura entre as cem primeiras posições em oito áreas; entre as posições de número 101 e 150, em 11 áreas; entre as de número 151 e 200, em oito áreas; e entre 201 e 250, em três áreas. (Tabela 3).

Imagem: Reprodução

 

Imagem: Reprodução

 

Imagem: Reprodução

 

 

 

 

Imagem de capa
QS mostra Unicamp entre as 200 melhores do mundo em três grandes áreas

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa