Galileo e Prefeitura de Paulínia inauguram espaço para incubação de empresas no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

Autoria
Edição de imagem

Graças ao convênio entre a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o Galileo - Parque Empresarial e a Prefeitura de Paulínia, o Parque Científico e Tecnológico da universidade abriu as portas nesta segunda-feira (18 de dezembro), para seu novo espaço destinado à incubação de empresas. Com a nova área de 400 metros quadrados, localizada no primeiro andar do Núcleo do Parque, a Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp) ganhará 16 novas vagas para startups interessadas no processo de incubação - que consiste no acompanhamento de empresas nascentes até sua fase de maturação -, sendo que até dez delas serão destinadas a um programa conjunto de incubação, entre Galileo, a Unicamp e a Prefeitura de Paulínia. A iniciativa é inédita na universidade. Foram investidos R$ 250 mil para equipar o local. Hoje, a Incamp tem capacidade para incubar até 20 empresas.

"A proximidade com a Unicamp é um diferencial para nós, pois nos coloca em contato com a pesquisa de ponta que é desenvolvida na universidade e com as empresas de base tecnológica que nascem nesse ecossistema. Nosso foco está no desenvolvimento da região, atraindo mais empresas para cá. Estamos em uma das melhores regiões do país para se investir em alta tecnologia. E o Galileo está preparado para ser um espaço para abrigar essas empresas", comenta o diretor do Galileo - Parque Tecnológico e Empresarial, Gilberto Zancaner Brito.

O objetivo é que a Incubadora da Unicamp capacite e partilhe as boas práticas em gestão para que futuramente seja instalada uma incubadora no parque de Paulínia. Haverá um edital específico para a entrada dessas empresas interessadas no processo de incubação.

"Diversificar a matriz econômica do município é uma de nossas principais metas e, sem dúvida, a inauguração da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica é um importante passo para alcançarmos este objetivo. Ressalto que é uma grande honra ter a Unicamp como parceira neste desafio. Ao incentivarmos o empreendedorismo, apoiando ideias inovadoras e garantindo estrutura para que elas se desenvolvam, geramos oportunidades para que grandes ideias se tornem empresas de sucesso e, com isso, nossa cidade só tem a ganhar", afirma o prefeito de Paulínia, Dixon Carvalho.

"Com este projeto, desenvolvido por meio da parceria firmada entre o setor privado, a Prefeitura e a Unicamp, iniciamos em Paulínia um processo de desenvolvimento da cultura e do fortalecimento das indústrias de base tecnológica, garantindo todas as condições necessárias e um ambiente propício para o desenvolvimento de novas e potenciais empresas", completa Rui Rabelo, secretário de Desenvolvimento Econômico de Paulínia.

Com 102 mil habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 12 bilhões, atualmente, Paulínia tem como matriz econômica os setores petroquímico e logístico. De acordo com a Prefeitura, a intenção com a parceria é atrair mais empresas de base tecnológica.

"Paulínia fica bem próxima à Unicamp e tem todo o potencial para acompanhar a pujança desse ecossistema que se consolida na Região Metropolitana de Campinas. A nossa região é a região do conhecimento, graças ao centro universitário de excelência, aos centros de pesquisa e à atenção dada pelas empresas aqui localizadas para a inovação e o empreendedorismo. Esse é um berço e tanto para atrair mais empresas de base tecnológica e por isso, ter mais incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos estruturados é de suma importância para que possamos continuar crescendo e sendo uma região de referência nacional", declara o Professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp.

"Para o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp essa parceria é um marco pelo ineditismo e pelo impacto que terá a partir do apoio à estruturação de mais empresas de base tecnológica. Com isso, só temos a crescer e a agregar ainda mais valor a esse ecossistema ímpar", reforça Eduardo Gurgel do Amaral, diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

Benefícios para a Universidade
"Com a inauguração desse novo andar, são 16 novas vagas para empresas de base tecnológica no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Do outro lado da rua, temos o Vértice, com mais treze startups. Sem contar as demais empresas que já têm seus laboratórios de P&D instalados aqui, a partir de convênios de pesquisa com a Unicamp. Para a universidade, essas ações demonstram o processo de estruturação do Parque Científico e Tecnológico e dão ainda mais força ao nosso ecossistema. A partir de agora, com a instalação do Parque em Paulínia, podemos dizer que vamos concorrer no momento de atrair empresas, mas isso é muito saudável para a nossa região como um todo", avalia o reitor da Unicamp, Professor Marcelo Knobel.

“Paulínia fica bem próxima à Unicamp e tem todo o potencial para acompanhar a pujança desse ecossistema que se consolida na Região Metropolitana de Campinas. A nossa região é a região do conhecimento, graças ao centro universitário de excelência, aos centros de pesquisa e à atenção dada pelas empresas aqui localizadas para a inovação e o empreendedorismo. Esse é um berço e tanto para atrair mais empresas de base tecnológica e por isso, ter mais incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos estruturados é de suma importância para que possamos continuar crescendo e sendo uma região de referência nacional”, declara o Professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp.

“Para o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp essa parceria é um marco pelo ineditismo e pelo impacto que terá a partir do apoio à estruturação de mais empresas de base tecnológica. Com isso, só temos a crescer e a agregar ainda mais valor a esse ecossistema ímpar”, reforça Eduardo Gurgel do Amaral, diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

O edital para o processo de incubação conjunto vai ser publicado no início de 2018.

Novo espaço destinado à incubação de empresas
Autoridades na inauguração do novo espaço destinado à incubação de empresas
Novo espaço destinado à incubação de empresas
Parque Científico e Tecnológico da Unicamp
Imagem de capa
Reitor Marcelo Knobel inaugura novo espaço destinado à incubação de empresas

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa