QUARTA, 19 HORAS Professor do IA lança CD  ‘Paulo Tiné & Ensemble Brasileiro’ na Casa do Lago

Fotos

O professor do Instituto de Artes Paulo Tiné lança o CD Paulo Tiné & Ensemble Brasileiro nessa quarta-feira, 13,  às 19 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago. Ao violão, ele executa músicas do novo álbum e também de “Novos Quartetos & Canções” ao lado dos professores do IA José Alexandre de Carvalho (contrabaixo) e Leandro Barsalini (bateria), o músico Vicente Falek (acordeom) e Roberto Sion (saxofone). Entre as peças escolhidas para o show estão Alvorecendo (Paulo Tiné); Certas Canções (Milton Nascimento & Tunai); Lamento Nordestino (Paulo Tiné); Água de Beber (Tom Jobim & Vinícius de Moraes); Choro das Meninas (Paulo Tiné); Samba do Avião (Tom Jobim); Bairro de Afogados (Paulo Tiné) e Encontros e Despedidas (Milton Nascimento & Fernando Brant).

O mais novo numa lista de cinco títulos, Paulo Tiné & Ensemble Brasileiro é o resultado artístico do projeto intitulado “Processos Criativos em Arranjos e Composições para Jazz Band/Orquestra Típica (2014-2016)”, que gerou comunicações e artigos sobre processos e relações entre gêneros da música popular do Brasil, segundo o professor. O projeto tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Para o professor, realizar o lançamento na Casa do Lago é uma forma de difundir a música produzida no interior da academia, neste caso, no Instituto de Artes. “A intenção é sair do auditório para tentar ultrapassar barreiras e buscar novos ouvintes.”

Tiné ingressou como professor de graduação e pós-graduação em música popular do IA em 2012. Graduou-se em regência na Universidade de São Paulo (USP), mas dialoga com alunos da Unicamp desde a criação do curso de música popular na década de 1990. “Na época em que me graduei em regência na USP, já havia um grupo de alunos e professores que realizavam trabalhos com música popular nas duas universidades.”

De acordo com Tiné, a noite marca também o encerramento das atividades do músico Roberto Sion como professor especialista visitante do curso de graduação em música popular da Unicamp. Neste semestre, além de ministrar aulas, Sion dirigiu a Big Band Coletivo Orquestral da Universidade e participou de eventos, como Brasil Instrumental.

Próxima semana
O ano chega ao fim, mas dezembro está só no começo e vai ter cinema e música nas vésperas das festas sim. Na próxima semana, tem exibição de documentário com direito a debate. Bastidores (2017), do Coletivo Olhares, tem lançamento agendado para dia 18, às 14 horas, na Sala de Cinema da Casa. Os autores Luã Leal, João Pedro Diaz e Sérgio Júnior estarão presentes no evento.

“Bastidores” retrata a rotina de profissionais do cinema que ficam entre o palco e a coxia, anônimos, mas reproduzindo o espetacular. Os autores acompanham os técnicos Nilton, Tainã e Luiz em suas rotinas.

Música
Também no dia 18, às 19 horas, no dia 18 na Sala Multiuso, o aluno Felipe Santos realiza recital de formatura em flauta transversal. Professor e músico de orquestra camarística, Santos se destaca como solista em orquestras como a do Departamento de Música da Unicamp, a Filarmônica de Valinhos, a Filarmônica de Nova Odessa, a Banda Sinfônica de Nova Odessa, a Banda Sinfônica de Hortolândia e a Banda Sinfônica de Sumaré.

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”