Festival de Química tem primeira edição brasileira na Unicamp

crianças ao redor de mesas com experimentos de quimica

Cerca de 700 estudantes de ensino fundamental e médio de 12 escolas da região estiveram nesta quinta-feira (23) na Unicamp para o I Festival de Química. Entre repolhos, vinagres e folhas de papel alumínio, as crianças foram convidadas a realizar experimentos e aprenderam que a ciência está no seu dia a dia. “A ideia é mostrar como a ciência pode ser divertida e, particularmente, a química. Queremos fomentar o gosto pela ciência e a curiosidade. As crianças estão delirando!”, contou a coordenadora do evento Cátia Ornelas. O evento, patrocinado pela Sociedade Americana de Química (ACS na sigla em inglês), faz parte das comemorações dos 50 anos do Instituto de Química (IQ) da Unicamp.

mulher jovem fala
Professora  Cátia Ornelas, coordenadora do evento

Para a estudante de licenciatura em química e física da Faculdade Educação (FE), Letícia Moreira, o festival foi também uma oportunidade de aprender a ensinar e entrar em contato direto com as crianças. “É muito bom poder apresentar a química de forma simples e ver como as crianças ficam interessadas. Elas saem daqui querendo estudar e reproduzir os experimentos em casa”, afirmou. O I Festival de Química contou com a participação de mais de 50 voluntários, entre professores e estudantes de graduação e de pós-graduação. “Os professores do instituto estão maravilhados com a alegria e a dinâmica que as crianças trouxeram aqui para o nosso ambiente de trabalho”, comentou Ornelas.

crianças observam experimento de quimica
Letícia Moreira, estudante de licenciatura em química e física, da Faculdade Educação (FE)

Os professores Caio Oliveira e Paulo César de Souza Filho, dos Departamentos de Química Orgânica e Inorgânica respectivamente, propuseram para as crianças o experimento Mensagem Secreta. Em folhas de papel alumínio, as crianças eram convidadas a escrever mensagens com o dedo molhado em suco de limão. A mensagem só era revelada após a solução de hidróxido de sódio ser borrifada sobre o papel. “Eventos como esse festival são da maior importância, por mostrarem para os estudantes de ensino médio e fundamental que a ciência não é algo distante de suas vidas”, destacou Oliveira.

professores e crianças realizando experimento
Mensagem secreta: experimento proposto pelos professores Caio Oliveira e Paulo César de Souza Filho, dos Departamentos de Química Orgânica e Inorgânica respectivamente

Marilda Scarabelli, professora de português, matemática e ciências do segundo ano da Escola Estadual "Físico Sérgio Pereira Porto", conta que muito do que os estudantes veem aqui pode ser utilizado para desenvolver conceitos e conteúdos em sala de aula. “Eles participam bastante, ficam empolgados e acabam aprendendo muita coisa interessante”, comenta.

crianças observam experimento de quimica
700 estudantes de ensino fundamental e médio participaram do I Festival de Química

O Festival de Química é promovido pela ACS desde 2010 e já atingiu mais de 58 mil participantes em todo mundo. Além de treinamento aos organizadores, a ACS oferece auxílio financeiro para realização do evento fora dos Estados Unidos. A Unicamp foi a primeira sede do evento no Brasil. Sabia mais detalhes sobre os editais no site.

Festival de química no IQ da Unicamp