Equipe Economicus é a vencedora do Programa Inova Jovem 2017

Edição de imagem
Equipe Economicus, do Colégio Técnico Industrial Professor Isaac Portal Roldán, de Bauru
Equipe Economicus, do Colégio Técnico Industrial Professor Isaac Portal Roldán, de Bauru

Com um projeto voltado ao ensino de finanças básicas para crianças e adolescentes, a Equipe Economicus, do Colégio Técnico Industrial Professor Isaac Portal Roldán, de Bauru, foi a vencedora do Programa Inova Jovem 2017. Os alunos da equipe desenvolveram uma plataforma que permite, por meio de atividades lúdicas, estimular os mais novos a pouparem, além de conscientiza-los sobre a boa utilização do dinheiro. E, com isso, difundir conceitos básicos do universo financeiro, como obrigações tributárias e investimentos.

“Agora, queremos implementar nossa proposta em outros colégios e escolas e levar isso para outras cidades, para que outras pessoas possam conhecer e utilizar a ferramenta”, conta Déborah Domeneghetti de Francisco, membro da equipe Economicus.

Na opinião da estudante do técnico em informática, uma das maiores contribuições do Programa Inova Jovem é justamente a disseminação da cultura empreendedora entre os jovens. “Nosso colégio já tem uma matéria voltada para o assunto. Muitas escolas já têm atividades voltadas para o empreendedorismo, mas ainda é muito pouco”, aponta. Além dela, a equipe vencedora é formada por Felipe Urso Parreira Pinto, Gabriel Rocha Guimarães, Luca Kiatake Creppe e Matheus Fortunato das Mercês.


 

A final do Programa Inova Jovem foi realizada no último dia 9 de novembro, no auditório do CDC da Unicamp. Na ocasião, o público pôde conferir de perto os pitches das seis finalistas. Também estiveram na final da competição as equipes Tesla, da ETEC Lauro Gomes; GLKCT e MEDme, ambas do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca); PD&CCD, do Colégio Técnico de Limeira (Cotil); e a Vita Gazi, do Colégio Embraer – Casimiro Montenegro Filho.

Em 2017, a competição passou a ser aberta a estudantes de colégios técnicos e ensino médio regular de todo Brasil. Neste ano, 271 estudantes, de 45 cidades, participaram do Workshop de Inovação, primeiro passo para a capacitação dos participantes na competição.

O Professor Marcelo Knobel ressaltou os números recordes conquistados pela iniciativa. “A competição está cada vez mais difícil. Para quem está participando, isso é ruim, mas para a Unicamp, isso é ótimo”, constata. Na opinião de Knobel, é importante que, desde cedo, os alunos já estejam familiarizados com o universo empreendedor. “A ideia é termos essa semente do empreendedorismo plantada desde sempre. Queremos vocês aqui, no futuro, como estudantes da Unicamp”, revela.

O Professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, lembrou ainda que é necessário que se invista, cada vez mais, em iniciativas que estimulem o olhar empreendedor no currículo das escolas. “Falta esse tipo de iniciativa na educação básica”, reitera. Já sobre o futuro da competição, Frateschi é enfático: “esperamos números ainda maiores nos próximos anos. Por isso, participem de novo da competição e chamem seus amigos e colegas para participarem também”, convida.

Programa Inova Jovem 2017
O Programa Inova Jovem é uma competição de empreendedorismo idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp e destinada aos alunos dos Colégios Técnicos e de Ensino Médio regular de todo o Brasil. Este ano, patrocinaram o programa: Embraer, Banco do Brasil, 3M, FM2S e MATERA Systems. Apoiaram a iniciativa a Expo Ensino e a Liga Empreendedora da Unicamp.

Para saber mais sobre o Inova Jovem, acesse: www.inova.unicamp.br/inovajovem

 

 

Imagem de capa
Equipe Economicus, do Colégio Técnico Industrial Professor Isaac Portal Roldán, de Bauru

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa