Ciência e Tecnologia em pauta na Unicamp durante a Semana Nacional de C&T 2017

Autoria
Edição de imagem

 

Entrevistas em estúdio sobre matemática
Entrevistas em estúdio sobre matemática

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 (SNCT) – com o lema “A matemática está em tudo” – contou com atividades diárias do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) na Web Rádio, unidade da Secretaria de Comunicação (SEC) da Universidade; do Museu Exploratório de Ciências (MC), em sua sede; e da Unicamp, no campus da Faculdade de Tecnologia (FT) e no Colégio Técnico de Limeira (Cotil), entre outros. As programações vão até essa sexta-feira (27), e as comemorações da SNCT em todo Brasil vão até o dia 29 (domingo). 

Na última quinta-feira (26), Rafael Evangelista, professor do programa de mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Labjor, foi entrevistado na Web Rádio da Universidade. Falou sobre algoritmos, ferramentas que permitem a realização de cálculos e a criação de modelos matemáticos que podem reproduzir virtualmente uma experiência com o uso da lógica. Ele contou que uma das suas áreas de pesquisa é a de vigilância. Explicou que uma grande quantidade de dados extraídos do cotidiano vai para os sistemas de informações, alimentando as bases de dados, os databases. Depois os algoritmos empregam esses dados para a tomada de decisões, que vão desde orientar a melhor rota de trânsito até saber a taxa de juros de uma empresa ao ofertar algum crédito.

Rafael Evangelista fala na Web Rádio da Unicamp sobre algoritmos
Rafael Evangelista fala na Web Rádio da Unicamp sobre algoritmos

Os estudos de vigilância, conforme Evangelista, buscam entender os impactos da C&T para a sociedade, para o sistema político e as consequências que têm em relação à simetria de poder. “A grande massa de dados colhida sobre nós é controlada por alguns atores sociais. E hoje eles começam a conhecer muito mais sobre nós do que conhecemos sobre eles. Isso tem a ver com a simetria de poder.”

A pesquisadora Simone Pallone contou que o Labjor, sua área de atuação, tem participado da Semana Nacional de C&T desde o ano passado, com entrevistas ao vivo no Museu Exploratório de Ciências (MC). Nesse ano, as entrevistas foram feitas em estúdio, em parceria com a Web Rádio. "Como temos o programa Oxigênio, de web rádio e podcast, resolvemos planejar atividades nessa linha. Convidamos dois entrevistados para abordar temas ligados à matemática em cada dia da semana. As entrevistas tiveram entre 1 e 1h30 de duração", relatou. Veja os assuntos abordados.

Nesta sexta-feira (27), a última entrevista foi sobre o tema “De que matemática estamos falando”, com os professores Denise Vilela, da UFSCar, e Antonio Miguel, da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Eles debateram a possibilidade de pensar em “matemáticas” no plural.

A jornalista Simone Pallone: Labjor pauta temas de C&T
A jornalista Simone Pallone: Labjor pauta temas de C&T

Esse projeto da SNCT na Unicamp é uma parceria do grupo PHALA (Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais) da FE e da Web Rádio Unicamp, tendo apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do MCTIC e do governo federal.

Além das entrevistas, o Labjor preparou seis spots sobre ciência, entre eles a história da revolta do Quebra-Quilos, como foi criado o símbolo do igual (=) e a trajetória de Jacob Palis, matemático brasileiro homenageado da SNCT deste ano. Ouça

O Labjor tem pautado importantes questões nacionais envolvendo C&T por meio de cursos, pesquisas e divulgações que realiza nessa área, com ampla participação dos seus alunos. Tanto que o programa Oxigênio e “Matemática no ar” são feitos por alunos, coordenados por Simone Pallone. Ela ressaltou que essa semana abre espaço para novas parcerias e para dar maior visibilidade ao trabalho do Labjor em C&T. “Também estamos envolvidos numa campanha de valorização da ciência. Os conteúdos gerados ajudam a discutir experiências, inclusive durante as aulas.”


Museu Exploratório
Outras atividades também foram planejadas e executadas na Semana de C&T pelo Museu Exploratório de Ciências (MC) da Unicamp. No projeto “A matemática no tempo e espaço”, o MC ofereceu uma programação para o público em geral e em particular para o público escolar de Campinas e Limeira. As visitas no campus de Campinas abrangeram as exposições na Praça Tempo Espaço, o Pátio Clima Tempo e a exposição Cor da Luz, com visitas guiadas. Na última quarta-feira (25), houve uma noite de observatório de astros.

Atividades no Museu Exploratório de Ciências durante a SNCT
Atividades no Museu Exploratório de Ciências durante a SNCT

 

Atividades no Museu Exploratório de Ciências durante a SNCT
Atividades no Museu Exploratório de Ciências durante a SNCT

No campus de Limeira, o caminhão de ciência móvel Oficina Desafio ficou estacionado na FT e no Cotil essa semana. Alunos da empresa júnior do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) promoveram um show de mágicas, no qual esclarecem o efeito que elas produzem.

Gabriela Celani, diretora associada do MC, disse que nessa edição da SNCT já houve mais 1.000 visitantes no museu, número que deve chegar a 1.500 até esta sexta-feira. “A SNCT é muito importante porque já está sendo incorporada no calendário escolar de Campinas, o que tem estimulado muitas participações e gerado grande interesse. Hoje, as escolas também têm a oportunidade de visitar centros de pesquisa como o Centro de Tecnologia da Informação (CTI), o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e o Museu Dinâmico de Ciências de Campinas (MDCC)", lembrou.

O pró-reitor de pesquisa, Munir Salomão Skaf
O pró-reitor de pesquisa da Unicamp, Munir Salomão Skaf

De acordo com o pró-reitor de pesquisa (PRP) Munir Salomão Skaf da Unicamp, a PRP auxiliou na articulação do programa da SNCT no âmbito da Unicamp e na divulgação do evento e sua programação por meio de website. Comentou que a sociedade lamentavelmente tem testemunhado os cortes orçamentários que a pasta de C&T tem sofrido no âmbito do governo federal e a crise financeira pela qual passa um conjunto significativo das universidades dos sistemas federal e estadual, pesquisa e inovação tecnológica. “Ao mesmo tempo, notamos que a sociedade brasileira como um todo aprecia a atividade científica e reconhece a sua importância para o desenvolvimento econômico e social do país. Assim, a SNCT desempenha um papel fundamental na integração da sociedade civil e o meio acadêmico científico, por isso é nosso dever apoiá-la.”

A SNCT foi estabelecida em 2004 por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED). É realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Atividades da SNCT no Museu Exploratório de Ciências
Observatório de astros no Museu da Unicamp
Visitantes durante a programação da SNCT
Imagem de capa
Em estúdio de rádio, à direita na imagem, dois homens sentados em cadeira, um de frente para o outro, com fones de ouvido que falam em microfones de mesa, com suporte retrátil. À frente deles, há uma mesa de madeira sobre a qual há folhas de papel sulfite impressas, sendo que eles leem textos escritos nessas folhas. Eles mantêm os braços apoiados sobre a mesa.

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa