"A media luz", plateia dança tango em exibição de ex-aluna da Unicamp que se destacou no MIT

Vários casais dançam tango n palco do auditório do Instituto de Artes, ao fundo o telão exibe um slide da apresentação onde está escrito Finale: La Cunparsita por Juan D'Arienzo
Plateia sobe ao palco para dançar tango
Daniela e o marido Luis fazem um passo de tango. Vestem roupas pretas. Ela um vestido com uma fenda e ele de casaco. Ao fundo a imagem de Astor Piazzolla.
Daniela e o marido Luis correm o mundo divulgando a dança

Quando perguntam a Daniella Pucci se ela é formada em balé clássico ela imediatamente responde: não, em engenharia! Se parece incomum uma engenheira de automação dançando tango, imagine uma profissional tão bem-sucedida na carreira que chegou inclusive a lecionar no famoso Centro de Estudos e Pesquisa do Massachusetts no Institute of Technology (MIT), de Boston, nos Estados Unidos (EUA)? Essa é a história da ex-aluna da Unicamp que, depois de cinco anos sem vir ao campus onde se graduou, voltou no papel de professora de dança (veja sobre a trajetória dela aqui).

Em vez da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), o auditório do Instituto de Artes. Daniela apresentou, junto com o marido Luis Bianchi, uma palestra-espetáculo contando sobre o desenvolvimento do tango. O evento "A História do Tango" foi na noite de quinta-feira (19), com a presença de professores, ex-colegas e da comunidade de tango em Campinas. Bianchi conta que se emocionou junto com Daniela quando, ainda dentro do carro, passearam pelas ruas do campus. “Ela foi vendo como a universidade mudou; foi uma forma de conhecer mais da história dela”.

“Foi emocionante. Já revi meu orientador e agora encontrei alguns dos meus professores. É muito emocionante poder voltar aqui. Foi uma época marcante e fundamental da minha vida”, destacou Daniela. O casal começou a palestra no século 19, nas raízes do tango, passando pela inserção do bandoneon, que é o instrumento símbolo do ritmo, os vários estilos, compositores e orquestras até os dias de hoje. As explicações foram intercaladas com apresentações da dança que ilustravam a informação.

O casal aparece separado na cena de uma dança coreografada. Daniela está a frente e leva as mãos ao pescoço com uma expressão de que está perdida. Ele atrás levanta um dos braços de forma mecânica.
Cena de um dos estilos de tango coreografado

O casal já se apresentou e deu aulas de tango em vários países do mundo, inclusive muçulmanos. “Mulheres com o rosto coberto já participaram dos nossos eventos de tango”, disse Daniela. Para o casal, o tango é uma linguagem que hoje é “falada” quase no mundo todo. Segundo Luis e Daniela, como eles há vários casais que rodam o globo divulgando a tradicional dança e música argentina.

No final da exibição, quando todos foram convidados a subir ao palco e dançar “La Cumparsita”, ao menos dez casais se formaram. Bailando em círculos, ao som de Carlos Gardel, puderam entender melhor por que Daniela deixou o tão sonhado MIT depois de entrou no primeiro Abrazo.

Final da dança o casal está abraçado, ela estende uma perna para trás e está apoiada em outra e ele lhe dá sustentação
Paixão pela dança fez com que a ex-aluna deixasse as aulas no MIT

Daniela e Luis fazem um dos passos de tango em exibição no IA

Comunidade Interna