17 A 19 DE OUTUBRO Pela primeira vez, eleição para a Cipa será totalmente eletrônica

Pela primeira vez, a eleição para a escolha dos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Unicamp será totalmente eletrônica. O colégio eleitoral, formado por funcionários e docentes da Universidade, soma 9.945 pessoas com direito a voto. O pleito ocorrerá no período de 17 a 19 de outubro. Os resultados deverão ser divulgados no dia 20 de outubro. O mandato da nova gestão será para o período de 2017/2018.

De acordo com o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Joaquim Bustorff, o sistema de votação online foi implantado por profissionais do Centro de Computação (CCUEC), com apoio da Secretaria Geral (SG), das unidades e órgãos da Unicamp e da Cipa. A medida estava prevista no programa de gestão do reitor Marcelo Knobel. “Trata-se de uma ferramenta extremamente segura, que é utilizada por outras instituições importantes, como a Universidade de Harvard. A Reitoria agradece a todos os que participaram desse processo, que exigiu muita dedicação e atenção”, afirma.

Com a adoção da eleição eletrônica, prossegue Bustorff, a expectativa é que ocorra um aumento da participação da comunidade no pleito. “Essa participação será facilitada, visto que o eleitor não precisará mais se deslocar até o local de votação. Ele poderá escolher o seu candidato a partir do seu local de trabalho, com o uso do e-mail institucional”, explica. Até mesmo quem estiver fora da Universidade poderá votar. Para isso, porém, será preciso configurar o computador para usar o Virtual Private Network (VPN), que é o sistema de acesso remoto seguro.

O voto na eleição para a escolha dos integrantes da Cipa é obrigatório. Quem deixar de participar do pleito e não apresentar justificativa fica sujeito a uma multa que corresponde a 1% do valor de referência da tabela de salários da Carreira de Apoio. “A escolha dos representantes da Cipa é muito importante. A comissão está presente no dia a dia da comunidade, trabalhando não somente para prevenir acidentes, mas também para garantir a qualidade de vida de todos que trabalham e estudam na Unicamp”, pondera o chefe de Gabinete.

Os funcionários e docentes com direito a voto estão recebendo um e-mail com orientações sobre como proceder para participar da eleição. O site da Cipa traz todas as informações sobre o pleito.

O chefe de Gabinete da Reitoria, professor Joaquim Bustorff

Reunião promovida pela Cipa para definir ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti