Turismo Sustentável inspira Grande Desafio deste ano

Vídeo

Quase 300 estudantes de escolas públicas e particulares de várias cidades do país participaram do Grande Desafio do Museu Exploratório de Ciências Unicamp (MC), evento anual, interdisciplinar e temático, cujo objetivo é aproximar a ciência dos jovens de ensino fundamental e médio. Divididos em 55 equipes e acompanhados pelos professores, os participantes compareceram à grande final no sábado, dia 7 de outubro, no Ginásio da Ginásio da Faculdade de Educação Física da Unicamp (FEF). O tema desta edição foi o turismo sustentável, com a grande pergunta lançada:Você é capaz de desenvolver um equipamento para auxiliar idosos para fazerem um percurso de turismo ecológico em segurança?”.

O Desafio, como em todos os anos, acompanha os assuntos internacionais em destaque pelas Nações Unidas. “De caráter interdisciplinar, o turismo sustentável, abrange preservação ambiental, acessibilidade e desenvolvimento econômico”, explica o professor Pedro Holanda, diretor do MC. Inspirados e criativos, alunos que vieram à Unicamp garantem que participar do Desafio vai muito além da mera competição. Desde junho, orientadores e participantes passam por diversas etapas presenciais e à distância para testar os modelos propostos. Como parte do Desafio, cada equipe também deve elaborar um vídeo para internet. Na final, chega a hora das entrevistas para apresentação de um “Diário de Campo” e as esperadas provas de desempenho. Enquanto aguardam a avaliação geral dos jurados, curtem o tradicional “Show da Física”, seguido da cerimônia de premiação.

A TV Unicamp acompanhou o evento. Veja mais:

Comunidade Interna