8º Grande Desafio acontece neste sábado e discutirá turismo sustentável para a terceira idade. São 55 equipes, com 350 estudantes

O 8º Grande Desafio – Edição 2017 - acontecerá neste sábado (7), a partir das 10 horas, na Quadra do Ginásio da Faculdade de Educação Física. O evento que propõe uma questão real e de interesse atual elaborada por uma equipe de cientistas e educadores da Unicamp através do Museu Exploratório de Ciências terá a participação de 55 equipes, com 350 estudantes, de cidades como Atibaia, Mairinque, Jordanésia, Cachoeira Paulista, Amparo, Valinhos , Tatuí, Silveiras e outras. A grande maioria é de Campinas. O tema da 8ª edição será “Turismo sustentável para a terceira idade”, pois, além de permitir a participação do programa UniversIDADE no evento, está em consonância com a Unesco, que elegeu 2017 como o ano internacional do turismo sustentável para o desenvolvimento.

A proposta dessa edição é: imagine a seguinte situação: você quer levar seus avós para um passeio ecológico no fim de semana. Vocês chegam a um parque natural, com uma belíssima mata, montanhas e cachoeiras. Você está pronto para subir em árvores, escalar montanhas e descer cachoeiras, mas... será que seus avós conseguem acompanhá-lo(a) nessa aventura? Você é capaz de desenvolver um equipamento para auxiliar idosos para fazerem um percurso de turismo ecológico em segurança?

O Grande Desafio é uma feira científica que acontece anualmente na universidade, desenvolvida em torno de um tema, na qual as equipes de até 6 pessoas trabalham de forma cooperativa para resolver um problema envolvendo questões reais e de interesse atual. Os participantes, então, devem elaborar uma proposta, passando pela execução de um projeto até chegar ao teste da solução criada a partir de montagens (maquetes).

Grande Desafio 2017

Conheça a página do evento.

10 às 12 horas – Credenciamento
12 às 15h30 – Entrevistas
12h15 às 15h45 – Provas de desempenho
Obs: Nesse período (entre 10 e 16h45) estará disponível uma van para levar os participantes, convidados e público em geral para visitar o Museu Exploratório de Ciências.
16h15 às 18 horas – Apresentação do “Show da Física”
18 às 19 horas – Cerimônia de encerramento

Comunidade Interna