Unicamp é parceira da Semana da Educação de Campinas

Fotos
Edição de imagem

Banner do evento com as informações de datas, horários e locais

A Unicamp vai sediar no sábado, dia 30, o Festival Soluções e Inovações em Educação. A programação é parte da 8ª edição da Semana da Educação realizada em Campinas. O evento é coordenado pela Fundação Feac (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas), em parceria com uma série de instituições. Pela primeira vez a agenda de palestras, oficinas, eventos culturais e outras atividades gratuitas, atravessa o final de semana para poder atender às pessoas que não podem deixar o trabalho para participar.

O objetivo do evento é “colocar em evidência a temática e a causa Educação” apresentando conteúdos, ideias e metodologias que possibilitem acesso e reflexão do público participante sobre os diversos caminhos possíveis na busca de uma educação de qualidade para todos. O tema que norteia a oitava edição é “Possíveis caminhos, soluções possíveis”.

A Universidade já havia aderido ao “Compromisso Campinas pela Educação”, que visa sensibilizar e mobilizar a sociedade para contribuir com a defesa e garantia dos direitos à educação pública de qualidade, especialmente em Campinas. De acordo com a gerente do departamento de Educação da Feac, Cláudia Chedabi, a Unicamp “compõe e qualifica a informação que irá circular durante os dias do evento”.

A Semana é voltada para gestores, professores, monitores, coordenadores e o público em geral interessado no tema. Haverá atividades em vários locais (veja a programação).  O Cepid BrainnBrazilian Institute of Neuroscience and Neurotechnology vai apresentar a palestra “Cérebro e Realidade Virtual” na agenda do dia 30.

Já o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) com integrantes da Unicamp e da Unesp vai oferecer quatro palestras, além de integrar uma mesa redonda. Os temas abordados são “As agressões virtuais que temos enfrentado atualmente. Como a escola pode intervir? ”, “As regras e as assembleias na escola: possibilidades de reflexão e desenvolvimento da autorregulação”, “Comunicação construtiva: como falar em favor do desenvolvimento”, e “Os problemas de convivência na escola e os processos de resolução”. A mesa–redonda será sobre “Como implantar na escola um Projeto Antibullying? A experiência brasileira de formação de professores e o trabalho com Sistemas de Apoio entre os alunos”.

 

 

Imagem de capa
Semana da Educação

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa