Feira Talento chega à maioridade buscando conectar estudantes ao futuro profissional

Vídeo

A 18ª edição da feira de recrutamento Talento Unicamp ocorre nesta terça-feira (15), até 20 horas, numa tenda montada no estacionamento da Biblioteca Central Cesar Lattes. Organizada pelo Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, o evento reúne 43 expositores, que variam de grandes empresas brasileiras e multinacionais com escritórios e plantas na região de Campinas, até novos startups ligados ao desenvolvimento de tecnologias. Serão apresentados aos estudantes informações sobre vagas de estágios, trainees e oportunidades de seleção para vagas futuras. Além dos estandes das empresas, serão realizadas palestras e oficinas para os visitantes.

Público faz fila na entrada da 18ª edição da feira Talento

A presidente do Núcleo, Carla Chiachia de Oliveira, estudante do terceiro ano de engenharia de alimentos, explica que nesta edição a organização do evento implantou algumas novidades para favorecer as atividades de recrutamento dos participantes pelas empresas. Estão sendo realizadas oficinas de pitch onde os estudantes irão se apresentar diante de recrutadores durante três minutos, e a análise e revisão de currículos. “Queremos uma feira mais dinâmica, onde os candidatos não passem apenas nos estandes e conheçam os processos seletivos, mas já estejam integrados aos processos”, explica Carla.

Presente no lançamento da Talento, na noite de segunda-feira (14), o reitor da Unicamp Marcelo Knobel avalia que a cada ano a feira vem crescendo e melhorando, e oferece a oportunidade de congregar empresas interessadas em recrutar novos talentos e estudantes em busca de vagas no mercado de trabalho. “É um evento importante que faz parte do aprendizado dos próprios estudantes que atuam nas empresas juniores, e a Unicamp tem muito orgulho de apoiar”, declarou Marcelo Knobel ao destacar a necessidade da universidade poder ajudar na realização do evento.

Expositor conversa com estudante na18ª edição da feira Talento
Expositores conversam com estudante na18ª edição da feira Talento

Pela primeira vez na feira, a startup brasileira de transporte urbano 99 recentemente firmou uma parceria com o Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp que vão além da Talento. Para Danilo Venturi, representante da 99, é importante apresentar a cultura das startups para o público universitário. "Nós pretendemos estreitar relações com a Unicamp. A Talento é uma porta de entrada para conhecermos a Unicamp, e para nos mostrarmos ao publico universitário de Campinas", conta Danilo. “Como temos cara de startup, não temos processos seletivos bem definidos ao longo do ano. Temos vagas nas áreas de finanças e marketing, mas viemos conhecer o publico e quais os pontos fortes que podemos encontrar aqui, para depois planejar programas específicos para a Unicamp”.

A multinacional belga Mars Petcare retornou à Talento para apresentar seus processos seletivos e vagas de trabalho para os visitantes. A coordenadora de recrutamento e seleção da Mars, Gisele Tuckmantel, explica que para a empresa é fundamental mostrar seus diferenciais como marca empregadora para os estudantes da Unicamp, tanto estágios quanto vagas efetivas. "A Talento é estratégica em nossa relação com as universidades. Para nós os alunos da Unicamp são muito importantes, pois compõem grande parte do quadro de estagiários e com um grande numero de efetivações".

No outro lado - Hoje atuando como expositora da Mars, a estudante de engenharia de alimentos da Unicamp Maria Isabel conta que conseguiu seu estágio na empresa através da edição 2016 da feira Talento. Mas antes de participar como candidata, também participou da organização da Talento de 2014 como membro da empresa júnior da Faculdade de Engenharia de Alimentos. “A Talento é importante para criar contatos. No primeiro ano eu não sabia onde poderia trabalhar. Ter contato e conversar com os representantes me ajudou a conhecer as empresas e a pensar um plano de carreira”, explica Maria Isabel.

Expositores na18ª edição da feira Talento
Público visita estandes na feira Talento
Estandes na feira Talento
Danilo Venturi, representante da 99