Mostra expõe trabalhos dos alunos de Arquitetura e Urbanismo

Fotos
Edição de imagem
Desenho de três mulheres, uma ao lado da outra. A primeira está sentada de costas, a segunda está de frente e a terceira apenas o perfil do rosto. Foram feitos pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo.
Divulgação

A nova edição da exposição “O desenho na arquitetura: modelo vivo” acontecerá no Espaço Cultural Casa do Lago (Avenida Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária ‘Zeferino Vaz’), nos dias 11 a 25 de agosto, das 8 às 22 horas. O evento propõe divulgar os trabalhos feitos em sala pela turma de 2016 na disciplina Desenho I: Desenho Artístico, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp.

Todos os desenhos em exibição foram produzidos pelos alunos do primeiro ano do curso a partir da observação de uma modelo viva, a bailarina Paula D’Ajello. Para o professor da Unicamp e curador da mostra, Marco do Valle, a importância de desenhar um modelo vivo é permitir o uso da criatividade, deixando os alunos mais autônomos ao se verem livres de programas de computador.

“Apesar da alta tecnologia e do uso de computadores para fazer projetos, o desenho é um instrumento fundamental para o arquiteto desenvolver sua criatividade para pensar novos modelos e volumetrias. Em 2003, conversando com [o arquiteto Oscar] Niemeyer, falei que ensinava desenho usando Modelo Vivo, ao que ele me disse: muito bem!”, expõe o professor Marco em texto de autoria própria.

Essa técnica de desenho a partir de um modelo vivo chegou ao Brasil por influência dos franceses, no século XIX. O método de ensino foi considerado essencial para o domínio de todas as atividades artísticas, inclusive a arquitetura, exatamente por englobar novos conhecimentos e habilidades, além de oferecer um panorama sobre a linguagem das máquinas e a produção industrial.

Mais informações sobre a exposição podem ser encontradas na página do evento. Confira também fotos da edição de 2015 da exposição na página da Faculdade de Ciências Médicas.

Imagem de capa
Desenho de três mulheres, uma ao lado da outra. A primeira está sentada de costas, a segunda está de frente e a terceira apenas o perfil do rosto. Foram feitos pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo.

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa