Equipe Unicamp E-Racing fica em terceiro lugar na Fórmula SAE em Lincoln

Edição de imagem
Carro da Unicamp E-Racing, terceiro da Categoria Elétrica na mundial Fórmula SAE em Lincoln. FOTO: Caio Lang
Carro da Unicamp E-Racing, terceiro da Categoria Elétrica na mundial Fórmula SAE em Lincoln. FOTO: Caio Lang

A equipe Unicamp E-Racing, da Unicamp, foi a terceira colocada entre as 26 equipes inscritas na categoria Elétrica da Fórmula SAE, em Lincoln, Nebraska EUA. Outro grupo de estudantes do Brasil, a V8 Racing Facens, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, foi a 15ª entre as 76 equipes inscritas na categoria Combustão. A competição Formula SAE tem âmbito mundial e foi realizada no Lincoln Airpark, em Nebraska, de 21 a 24 de junho.

Mesmo sem chegar ao final do Enduro (a prova que entre todas atribui mais pontos) por uma falha elétrica, a Unicamp E-Racing garantiu o 3º lugar na competição com 666.5 pontos, ao disputar com universitários dos Estados Unidos, Canadá, México e Paquistão. A equipe levou o 1º lugar na prova Skid Pad (que avalia a capacidade de veículo percorrer trajetórias curvilíneas) e 2º lugar nas provas de Design, Aceleração e Autocross (que define o grid do Enduro).

A V8 Racing Facens completou todas as provas e obteve a 15ª posição na classificação geral disputando a categoria Combustão com equipes dos Estados Unidos, Canadá, México, Paquistão, Japão, Coréia do Sul e Índia. Esta foi a melhor colocação no mundial em 12 anos de equipe e seis participações internacionais da história da V8 Racing Facens.

Conquistas - A Unicamp E-Racing venceu na Categoria Elétrica e a V8 Racing Facens foi vice-campeã na Categoria Combustão da 13ª Competição Fórmula SAE BRASIL, realizada ano passado em Piracicaba, SP. E foram essas conquistas que garantiram a ambas o direito de representar o País na competição mundial, em que o Brasil tem pontuado entre os Top Ten.


Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 610 cm³. Já os elétricos são tracionados por motores alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para atingir velocidade superior a 100 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. A recarga das baterias é realizada em carga lenta, numa área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásica.

História - Os carros Fórmula SAE surgiram nos EUA em 1978. O projeto e a construção dos veículos são feitos por alunos sob orientação de professores e devem obedecer às regras e normas do regulamento SAE da competição, disponíveis no site da SAE BRASIL. Além do Brasil, que entrou no circuito em 2004, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão também são países-sede das competições Fórmula SAE Combustão. Na categoria Elétrica fazem parte das competições os EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, desde 2013, o Brasil.

“A introdução de novas tecnologias e sua aplicação sistêmica em benefício da sociedade é a filosofia que norteia os programas estudantis da SAE BRASIL, como o Fórmula, criados para estimular estudantes à inovação e para ajudá-los na qualificação exigida pela indústria”, afirma o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

 

 

 

 

 

 

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”