Desenvolvimento profissional do docente é tema de conferência

Autoria
Edição de imagem
Mulher de cabelos pretos soltos e óculos fala com microfone na mão
Yvonne Steinert, professora da Universidade MCGill

“As atividades de ensino precisam ser tão valorizadas quanto às ligadas à pesquisa”, afirmou Yvonne Steinert, professora do Departamento de Medicina Familiar da universidade canadense MCGill, em conferencia ministrada na quinta-feira (4) pela manhã, no auditório do GGBS. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) com o tema "Desenvolvimento Profissional do Docente para Qualificação da Graduação e Orientação de Carreira".

Com uma dinâmica descontraída, a professora propôs discussões que engajaram o público. Docentes e estudantes das faculdades de Educação Física (FEF), Engenharia Mecânica (FEM), Educação (FE), Odontologia (FOP) e dos institutos de Biologia (IB), Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e Física (IFGW) marcaram presença no debate. O reitor, Marcelo Knobel, a coordenadora geral da Unicamp, Teresa Dib Zambom Atvars, e a pró-reitora de Graduação, Eliana Amaral, também participaram do evento.

púlico em auditorio acompanha palestra
Faculdades e institutos marcaram presença no debate 

Steinert mapeou as diversas possiblidades de ação individual, institucional e coletivas para a promoção do desenvolvimento docente. “Durante nossa formação aprendemos os assuntos relativos à nossa profissão, mas não aprendemos a ensinar e liderar”, afirmou. Ela apontou também a importância de uma formação integral do docente, não restrita a questões pedagógicas, que inclua a administração de problemas burocráticos , por exemplo.  

A palestrante comentou sobre o papel do aprendizado informal na carreira. Segundo ela a literatura está focada quase exclusivamente nos espaços formais de formação, enquanto maior parte dos professores afirma que atividades informais de aprendizado tem mais relevância na sua formação. A plateia confirmou que a prática profissional, o feedback dos alunos e as discussões com a comunidade, são bastante decisivos. “É preciso analisar mais de perto essas experiências informais e dar nomes para que elas sejam valorizadas institucionalmente”.

O reitor Marcelo Knobel destacou a necessidade da promoção do desenvolvimento contínuo da atividade docente . Segundo ele, a universidade tem que estar a tenta as diferentes demandas dos estudantes e suas escolhas profissionais, estejam elas voltadas para a academia ou não.

Mulher de cabelos curtos fala ao microfone
Eliana Amaral, pró-reitora de Graduação

O evento fez parte de uma série de encontros que serão realizados pela PRG com intuito de apoiar o corpo docente. Segundo Eliana Amaral,  sua gestão pretende avançar tanto na qualidade dos cursos de graduação, quanto dar o maior apoio possível ao corpo docente.

Para a professora Mara Patrícia Traina Chacon-Mikahil assessora da PRG, trazer os conhecimentos desenvolvidos nas atividades de pesquisa para dentro da sala de aula é um dos principais desafios dos docentes.

Algumas práticas desenvolvidas na Unicamp foram citadas pelos professores como de fundamental importância para a formação docente. Dentre elas teve destaque o Programa de Estágio Docente (PED) no qual o aluno de pós- graduação acompanha de perto a atividade de um docente, auxiliando e mesmo ministrando aulas na sua disciplina.

Mais - A professora Yvonne Steinert participará de uma série de eventos na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp até o dia 12 de maio. Dentre os encontros, Steinert contribuirá em grupos de trabalho e no III Seminário Internacional de Carreira Docente, que acontecerá na próxima terça-feira (9).

homem de terno preto, gravata e camisa branca fala ao microfone
publico sentando em auditório
Em primeiro plano dois homens conversam
Em primeiro plano dois homens conversam
tres pessoas sentadas em auditorio conversam
no centro da imagem , um mulher de cabelos curtos fala o microfono
três mulheres sentadas em auditorio conversam
mulher em frente a telão fala ao microfone
mulher fala o microfone
mulher sorrindo fala ao microfone
jovens em auditório

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa