Desenvolvimento profissional do docente é tema de conferência

Mulher de cabelos pretos soltos e óculos fala com microfone na mão
Yvonne Steinert, professora da Universidade MCGill

“As atividades de ensino precisam ser tão valorizadas quanto às ligadas à pesquisa”, afirmou Yvonne Steinert, professora do Departamento de Medicina Familiar da universidade canadense MCGill, em conferencia ministrada na quinta-feira (4) pela manhã, no auditório do GGBS. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) com o tema "Desenvolvimento Profissional do Docente para Qualificação da Graduação e Orientação de Carreira".

Com uma dinâmica descontraída, a professora propôs discussões que engajaram o público. Docentes e estudantes das faculdades de Educação Física (FEF), Engenharia Mecânica (FEM), Educação (FE), Odontologia (FOP) e dos institutos de Biologia (IB), Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e Física (IFGW) marcaram presença no debate. O reitor, Marcelo Knobel, a coordenadora geral da Unicamp, Teresa Dib Zambom Atvars, e a pró-reitora de Graduação, Eliana Amaral, também participaram do evento.

púlico em auditorio acompanha palestra
Faculdades e institutos marcaram presença no debate

Steinert mapeou as diversas possiblidades de ação individual, institucional e coletivas para a promoção do desenvolvimento docente. “Durante nossa formação aprendemos os assuntos relativos à nossa profissão, mas não aprendemos a ensinar e liderar”, afirmou. Ela apontou também a importância de uma formação integral do docente, não restrita a questões pedagógicas, que inclua a administração de problemas burocráticos , por exemplo.

A palestrante comentou sobre o papel do aprendizado informal na carreira. Segundo ela a literatura está focada quase exclusivamente nos espaços formais de formação, enquanto maior parte dos professores afirma que atividades informais de aprendizado tem mais relevância na sua formação. A plateia confirmou que a prática profissional, o feedback dos alunos e as discussões com a comunidade, são bastante decisivos. “É preciso analisar mais de perto essas experiências informais e dar nomes para que elas sejam valorizadas institucionalmente”.

O reitor Marcelo Knobel destacou a necessidade da promoção do desenvolvimento contínuo da atividade docente . Segundo ele, a universidade tem que estar a tenta as diferentes demandas dos estudantes e suas escolhas profissionais, estejam elas voltadas para a academia ou não.

Mulher de cabelos curtos fala ao microfone
Eliana Amaral, pró-reitora de Graduação

O evento fez parte de uma série de encontros que serão realizados pela PRG com intuito de apoiar o corpo docente. Segundo Eliana Amaral,  sua gestão pretende avançar tanto na qualidade dos cursos de graduação, quanto dar o maior apoio possível ao corpo docente.

Para a professora Mara Patrícia Traina Chacon-Mikahil assessora da PRG, trazer os conhecimentos desenvolvidos nas atividades de pesquisa para dentro da sala de aula é um dos principais desafios dos docentes.

Algumas práticas desenvolvidas na Unicamp foram citadas pelos professores como de fundamental importância para a formação docente. Dentre elas teve destaque o Programa de Estágio Docente (PED) no qual o aluno de pós- graduação acompanha de perto a atividade de um docente, auxiliando e mesmo ministrando aulas na sua disciplina.

Mais - A professora Yvonne Steinert participará de uma série de eventos na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp até o dia 12 de maio. Dentre os encontros, Steinert contribuirá em grupos de trabalho e no III Seminário Internacional de Carreira Docente, que acontecerá na próxima terça-feira (9).

homem de terno preto, gravata e camisa branca fala ao microfone
publico sentando em auditório
Em primeiro plano dois homens conversam
tres pessoas sentadas em auditorio conversam