Cotuca comemora 50 anos

“Esse encontro caloroso significa que o orgulho em estudar no colégio vai além dos três ou quatro anos de curso”. Essa frase, proferida pelo diretor do Cotuca, Alan Yamamoto, resumiu o espírito da solenidade dos 50 anos do colégio, que aconteceu dia 5 de abril na Unicamp. O evento contou com alunos de turmas anteriores e atuais, funcionários, professores, representantes da Associação de Pais e Mestres e da Secretaria de Educação de Campinas.

Armando José Geraldo, atual prefeito do campus e diretor do Cotuca entre 2002 e 2006, confirmou o reconhecimento da excelência do colégio pela administração central da Unicamp e disse que “os 15 milhões de reais que a unidade representa para a universidade são, na verdade, um investimento em alta qualificação de ensino”. O evento ainda contou com apresentação de uma linha do tempo com a história do Cotuca (veja mais sobre isso no vídeo) e depoimentos de diversos membros da comunidade do colégio.

Cotuca em números
100 professores
34 funcionários não docentes
2000 alunos
5 cursos de ensino médio e técnico
9 cursos exclusivamente técnicos
3 cursos de especialização

“Vestibulinho” é um dos mais concorridos do país
Além dos cursos técnicos semestrais, o colégio também oferece o ensino médio comum e cursos de especialização. É nacionalmente conhecido por sua qualidade e pelo processo seletivo com expressiva concorrência, superando a relação candidato/vaga de muitos cursos do ensino superior da rede pública. Em alguns cursos a relação chega a 30 estudantes disputando 1 oportunidade. Hoje cerca de 2000 alunos estão matriculados.

Em fevereiro de 2014, por conta da necessidade de restauração do prédio antigo (conhecido como “Prédio Amarelo”, onde funcionava a Escola Profissional Bento Quirino), as aulas foram transferidas para o antigo colégio “Anglo Taquaral”, alugado pela Unicamp. Alunos, servidores e professores do Cotuca aguardam, atualmente, a conclusão do projeto do novo prédio, que será construído no campus de Barão Geraldo.

Veja mais sobre o evento na reportagem da TV Unicamp

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”