Rodolfo Jardim de Azevedo assume direção do Instituto de Computação

Rodolfo Jardim de Azevedo é empossador pelo reitor Tadeu Jorge como diretor do Instituto de Computação
Rodolfo Jardim de Azevedo e o reitor Tadeu Jorge assinam termo de posse

O professor Rodolfo Jardim de Azevedo tomou posse, na tarde de quinta-feira (9), como diretor do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, em substituição ao professor Ricardo da Silva Torres. O novo gestor cumpre mandato até 2021. A sessão solene de posse, realizada no auditório 3 do IC, foi presidida pelo reitor José Tadeu Jorge e contou com a presença do coordenador-geral da Universidade, Alvaro Penteado Crósta. Também assistiram à solenidade diretores de vários institutos e faculdades, professores, estudantes e funcionários da Universidade, além de familiares dos diretores em transição.

O reitor José Tadeu Jorge em sua fala ressaltou a contribuição do IC para a posição de destaque que a Unicamp ocupa nacional e internacionalmente. Lembrou que muitas das empresas filhas da Unicamp, criadas por ex-alunos ou com conhecimento gerado na Universidade, atuam na área de TI, tendo sua origem neste instituto. “A contribuição do IC é enorme para que a Unicamp tenha a projeção que tem, de melhor universidade do país”, afirmou o reitor.

Ao falar sobre os quatro anos em que esteve à frente da diretoria, Ricardo Torres destacou o empenho de sua gestão em definir o IC como referência nacional e internacional. O professor agradeceu a colaboração que teve de toda comunidade do Instituto, bem como da Administração Central. Siome Klein Goldenstein foi o diretor associado que também completou o mandato.

Ao se pronunciar, o novo diretor, Rodolfo Jardim de Azevedo, incluiu entre os desafios a serem enfrentados por sua gestão discutir questões éticas e sociais que envolvem o desenvolvimento tecnológico, empregado em atividades nas mais diversas áreas do conhecimento. “Cada uma dessas atividades se tona cada vez mais simples, rápida e barata e estão cada vez mais simples e baratas. É nossa tarefa colocá-las em beneficio da humanidade”, afirmou.

A posse foi precedida pela inauguração de nova área de convivência, auditório e laboratório no Instituto. Os instrumentistas Eduardo Lobo e Matteo Ricciardi encerraram a solenidade com uma apresentação musical.

Posse do professor Rodolfo Jardim de Azevedo como novo diretor do Instituto de Computação