Equipe Urubus se prepara para competição internacional de aeromodelismo

A equipe Urubus AeroDesign está se preparando para participar de mais uma edição da SAE AeroDesign East, competição internacional que será realizada entre os dias 21 a 23 de abril de 2017, no Museu Aéreo da Flórida, na cidade de Lakeland, Estados Unidos. Com a vaga garantida após o vice-campeonato na classe regular na Competição SAE Brasil em novembro passado, a equipe dos estudantes da Unicamp passou as férias letivas continuando a construção do novo avião para a competição.

Membros da Urubus AeroDesign trabalham na oficina da equipe desenvolvendo o avião que será usado na competição SAE AeroDesign East
Membros da Urubus AeroDesign trabalham na oficina da equipe.

Organizado pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE International), a competição SAE AeroDesign East reúne nesta edição 75 equipes representando instituições de ensino de engenharia do Brasil, Polônia, Índia, Egito, Turquia, China, Estados Unidos, Canadá, México e Venezuela. Como o regulamento da competição internacional é diferente da etapa brasileira, a equipe está trabalhando no novo avião desde novembro, e está previsto que até o começo de março a nova aeronave levante voo. “Nós chegamos da competição nacional no dia 7 de novembro e começamos a nos preparar para a competição mundial. Em menos de um mês construímos um protótipo e já voamos para testar a configuração e o conceito da aeronave”, explica Taner Luis Rodrigues Junior, capitão da Equipe Urubus e estudante do quinto ano de engenharia mecânica da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM).

Taner Luis Rodrigues Junior, capitão da Equipe Urubus
Taner Luis Rodrigues Junior, capitão da Equipe Urubus e estudante do quinto ano de engenharia mecânica da FEM.

Mesmo durante as férias escolares os membros da Urubus Aerodesign estão trabalhando na oficina da equipe construindo o avião definitivo. A expectativa é que antes de março o protótipo realize o primeiro shakedown a tempo de realizar os ajustes finais para a competição. Na SAE AeroDesign East os modelos devem pesar ter até 25 quilos com passageiros e carga simuladas por bolas de tenis, e sem restrição geométrica. Os motores devem ser elétricos, abastecidos com apenas uma bateria, padronizados pela organização do evento. E nas próximas semanas a equipe deve enviar um relatório com o andamento da construção do protótipo e suas especificações.

Outro desafio da equipe é a busca por patrocínios que colaborem com os gastos da equipe, que vão da construção do avião até as passagens e hospedagem dos 18 membros que devem viajar até os Estados Unidos. Os membros da Urubus já contam com o apoio da direção da Faculdade de Engenharia Mecânica e da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp, e outros parceiros que colaboraram com materiais e peças. A equipe criou uma campanha na internet, e outras formas de apoio também podem ser bem vindas.

O histórico da equipe nas competições internacionais SAE AeroDesign East são animadores. Em duas participações a equipe da Unicamp obteve o 6° lugar na classe Regular em 2014 e o 4° lugar na mesma classe no torneio de 2015.

Bandeira da equipe Urubus AeroDesign na entrada da oficina.
Entrada da oficina da equipe Urubus AeroDesign na Unicamp.

Saiba mais:

Equipe Urubus AeroDesign é vice da 18ª Competição SAE Brasil