Lançado oitavo volume da Flora Fanerogâmica do Estado de SP

O oitavo volume da coleção Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo, coordenado pela professora Ana Tozzi, do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, foi lançado em uma cerimônia na biblioteca do IB realizada na sexta-feira (2). O projeto é sediado pelo Instituto de Botânica da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo com a participação de várias instituições, entre elas a Unicamp. O oitavo volume é o primeiro em formato digital e abrange a família das leguminosas abordando 522 espécies.

De acordo com a professora do IB, “fanerogâmica” são as plantas que produzem sementes. As espécies da família Leguminosae que incluem alimentos como feijão, soja, amendoim, ervilha ou tremoço, também abrangem madeiras nobres muito utilizadas como jacarandá, angelim, cumaru, ou mesmo a árvore que deu origem ao nome do país, o Pau-Brasil.

A família das leguminosas é uma das mais diversas no Brasil. Com esse volume a coleção atingiu 50% das espécies estimadas no Estado de São Paulo. “Nessa obra temos chaves para identificação das espécies, descrições, ilustrações botânicas, comentários sobre onde elas ocorrem, qual o ambiente que elas ocorrem”, explica Ana Tozzi.

A professora também afirmou que a publicação é importante atualização do conhecimento na área da taxonomia vegetal, “ainda mais aqui no Brasil onde temos uma das maiores biodiversidades mundiais mas também uma das floras mais ameaçadas de extinção."

O representante do Instituto de Botânica, Emerson Alves da Silva, salientou que a instituição tem como missão a geração e disponibilização do conhecimento fornecendo subsídios para as políticas públicas de meio ambiente no Estado de São Paulo. “O projeto da flora fanerogâmica é um dos trabalhos determinantes no cumprimento dessa missão. O volume de informações disponibilizadas subsidia listas de espécies ameaçadas de extinção, listas de espécies indicadas para restauração de áreas degradadas e resoluções que regulamentam a utilização do meio ambiente do Estado de São Paulo."

A cerimônia de lançamento da publicação também contou com a participação do diretor em exercício do IB, Marcelo Brocchi, do coordenador do programa Biota-Fapesp Carlos Joly, da pesquisadora Maria das Graças Lapa Wanderley, do Instituto de Botânica, e do pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da Unicamp, Leandro Palermo Júnior.

O Projeto "Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo" começou em 1994 coordenado pelo professor Hermógenes de Freitas Leitão Filho, da Unicamp que faleceu em 1996, quando assumiu a pesquisadora Maria das Graças Lapa Wanderley. Em 2014, a coordenação passou a Inês Cordeiro. Faltam ainda mais sete volumes para completar a coleção.

Sobre o projeto, Maria das Graças comentou que “todos os herbários do estado foram participantes e não só uma instituição." O trabalho também extrapolou o Estado. “Nós temos uma família botânica no Brasil que integra vários institutos de pesquisa e muitos alunos trabalharam no projeto para que ele chegasse aonde chegou. Acho que é um exemplo a flora do estado de São Paulo para o conhecimento da biodiversidade brasileira."

Autoridades em pé no lançamento do livro
Imagem da capa do oitavo volume da coleção
Professora Ana Tozzi ao lado de uma prateleira com os livros lançados
Flora Fanerogâmica do Estado de SP