Brasil é medalha de ouro
em espectrometria de massas

04/10/2016 - 09:17

/
Eberlin no recebimento da medalha

Eberlin no recebimento da medalha

Grupo do Laboratório ThoMSon

Grupo do Laboratório ThoMSon

Durante entrevista na Unicamp

Durante entrevista na Unicamp

Ainda em clima de Olimpíadas, o professor da Unicamp Marcos Nogueira Eberlin recebeu em Toronto, Canadá, mais uma medalha de ouro para o Brasil: a medalha J. J. Thomson, a principal honraria da área de espectrometria de massas no mundo, oferecida pela Fundação Internacional de Espectrometria de Massas (IMSF, na sigla em inglês). Um feito inédito, pois a medalha foi entregue pela primeira vez a um cientista sul-americano. Eberlin, que é fundador do laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas na Unicamp, recebeu a medalha durante a 21ª Conferência Internacional de Espectrometria de Massas no mês de agosto.

A escolha foi feita após votação dos representantes de 39 sociedades de espectrometria de massa afiliadas. Conforme a IMSF, os nomes foram escolhidos entre 17 candidatos indicados graças aos relevantes serviços para o desenvolvimento e propagação da espectrometria de massas pelo mundo. A medalha é muito concorrida e já foi concedida a nomes mundialmente reconhecidos como John Bennett Fenn, ganhador do Nobel de Química de 2002 e Graham Cooks, hoje o maior pesquisador em atividade da área.

O nome da medalha é uma homenagem a Joseph John Thomson, físico britânico que descobriu o elétron e é considerado o “pai da técnica” além de ganhador do prêmio Nobel de física de 1906. O laboratório ThoMSon da UNICAMP também recebeu este nome em homenagem ao cientista.

 

 

O docente da Unicamp fez uma palestra plenária para os quase 2000 mil conferencistas de várias partes do mundo, falando sobre “o grande despertar no Brasil da paixão pela ciência e pela espectrometria de massas no ‘país do samba e do futebol’”. O professor comentou sobre o crescimento da área no Brasil nos últimos 25 anos, desde que o laboratório foi criado em 1991 na Unicamp.

A espectrometria é uma técnica de caracterização molecular utilizada em praticamente todas as áreas de ciência. Só para citar um exemplo, durante uma cirurgia, a espectrometria caracteriza as moléculas que mapeiam tumores cerebrais.  “Em 1991 nós começamos praticamente do zero no país, pois havia uns poucos pesquisadores na área, mas adotamos a filosofia de treinar o maior número possível de espectrometristras de massas brasileiros e, com isso, semeamos a técnica por todo o país”, ressaltou o professor.

 

Eberlin lembrou que no Laboratório ThoMson já se formaram quase 200 alunos de vários níveis e que hoje atuam na academia e em empresas como especialistas na técnica. “Começamos até a exportar pesquisadores e profissionais ”. Segundo o docente, a medalha é um reconhecimento internacional que “não vem para uma pessoa ou para um grupo, mas para uma universidade que se estabeleceu como líder em pesquisas na América Latina, e pelo amplo reconhecimento internacional dessa liderança, e em uma área da ciência que é de fronteira”. Eberlin destacou a liberdade de pesquisa, a autonomia, e toda uma estrutura de apoio e incentivo à pesquisa e a internacionalização, que a Unicamp oferece a seus pesquisadores.

Outro motivo de comemoração é que durante a conferência no Canadá, o Brasil através da sociedade brasileira que Eberlin preside, alcançou outro feito inédito na área: foi escolhido para sediar o congresso da sociedade internacional em 2020 no Rio de Janeiro. Será a primeira vez que o evento é realizado fora do eixo EUA, Europa e Japão. “Em dezembro agora, já realizaremos o segundo maior congresso, e em 2020 faremos o melhor e maior congresso de espectrometria de massas de todos os tempos, pois temos toda uma geração numerosa de jovens que faz hoje, com a paixão típica dos brasileiros, Ciência e Tecnologia de ponta numa área de sofisticação e extrema relevância. São momentos difíceis que passamos, mas já temos um presente brilhante e um futuro extraordinário em ciências em um pais que se apaixonou de vez por ela”, falou com entusiasmo.

 

Comentários

Parabéns ao Prof. Dr. Marcos Nogueira Eberlin, a sua equipe e à UNICAMP por essa tão expressiva conquista!
Nestes dias difíceis que temos vivido no Brasil, essa é uma excelente notícia e muito nos alegra.
Mais uma vez, parabéns!

Email: 
nilsonc.ferreira@uol.com.br