Unicamp faz convênio
com Academia de Letras

03/10/2016 - 23:28

/
José Tadeu Jorge e presidente da ACL, Agostinho Toffoli Tavolaro, assinam cooperação

José Tadeu Jorge e presidente da ACL, Agostinho Toffoli Tavolaro, assinam cooperação

José Tadeu Jorge

José Tadeu Jorge

José Tadeu Jorge em palestra na ACL

José Tadeu Jorge em palestra na ACL

Auditório da Academia Campinense de Letras

Auditório da Academia Campinense de Letras

A Unicamp assinou na noite desta segunda-feira (3) convênio do tipo guarda-chuva com a Academia Campinense de Letras (ACL). O acordo prevê ampla cooperação entre as partes, com o objetivo de desenvolver ações integradas voltadas à valorização da cultura, da literatura brasileira e da história de Campinas. O documento foi firmado pelo reitor da Universidade, José Tadeu Jorge, e pelo presidente da ACL, Agostinho Toffoli Tavolaro, na sede daquela entidade, localizada no Centro da cidade.

Integram o escopo do convênio entre a Unicamp e a ACL, entre outras iniciativas, a realização de cursos de extensão, treinamentos, conferências e digitalização de acervos documentais históricos. “É de se estranhar que a Unicamp e a Academia Campinense de Letras não tenham firmado nenhum convênio antes deste. Este tipo de parceria é fundamental para o esforço da Universidade em disseminar o conhecimento”, afirmou Tadeu Jorge.

O presidente da ACL considerou a oficialização da cooperação um passo importante para aproximar as duas instituições. “Queremos aproveitar todo o conhecimento e possibilidades desta parceria, de modo a gerar projetos que valorizem não somente as letras, mas a cultura de modo geral”, disse. Logo após a assinatura do documento, ocorreu uma apresentação do Coral Santa Cecília. Em seguida, Tadeu Jorge ministrou palestra com o tema “Cinquentenário da Unicamp”.

Em sua fala, o reitor mencionou pontos históricos da trajetória da Universidade, apresentou os principais indicadores de qualidade da Unicamp e relacionou inúmeras contribuições dadas pela instituição ao desenvolvimento do país. Entre elas, o dirigente apontou a formação de recursos humanos qualificados e preparados para o exercício profissional, o desenvolvimento de pesquisas que resultaram em benefícios para a sociedade e a formulação de políticas públicas que trouxeram igualmente impactos positivos para a população.

Após a palestra, Tadeu Jorge visitou a exposição “Provocações”, composta por pinturas e esculturas dos artistas plásticos João Almeida e João Batista, instalada na “Galeria de Artes Lélio Coluccini”, da ACL. A solenidade foi encerrada com um coquetel de confraternização oferecido aos presentes.

Reitor Tadeu Jorge em palestra na ACL