Helgio Trindade doa à Unicamp
acervo sobre integralismo e fascismo

20/09/2016 - 15:57

Helgio Trindade, Alvaro Crósta, Alvaro Bianchi e Rachel Meneguello

O professor Helgio Trindade, ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG) e referência nos estudos sobre o movimento político do integralismo no Brasil, acaba de doar à Unicamp o seu rico acervo sobre o tema. O material é composto por livros da Ação Integralista Brasileira (AIB) e do fascismo internacional; entrevistas gravadas pelo doador em fitas cassete com ex-dirigentes e militantes da AIB e coleções de jornais e documentos. Ficará incorporado ao Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) da Unicamp, sob a denominação de “Coleção Helgio Trindade: Ação Integralista Brasileira e fascismo internacional”. 

O contrato de doação foi assinado na manhã desta terça-feira (20) entre Helgio Trindade e o coordenador geral da Unicamp, Alvaro Penteado Crósta. Também participaram do ato, a pró-reitora de Pós-Graduação, Rachel Meneguello; e o diretor do AEL, Álvaro Bianchi. “É uma honra para a Unicamp receber esta doação porque ela vem do maior estudioso brasileiro sobre o tema. Trata-se de um material muito pertinente ao Arquivo Edgard Leuenroth. Agradeço ao professor Helgio em nome da Universidade e tenho certeza de que este acervo vai servir como referência para estudos futuros e formação de pesquisadores sobre o tema”, agradeceu o professor Alvaro Crósta.

Considerado pioneiro na pesquisa acadêmica sobre o integralismo, Helgio Trindade é autor do livro “Integralismo: o fascismo brasileiro da década de 30”, obra clássica no país, fruto da sua tese de doutorado defendida em 1971 na Sorbonne, em Paris. “Eu sabia que na Unicamp havia um arquivo de referência. E toda a preocupação do professor que irá doar um acervo é com relação a sua preservação. Portanto, este foi um dos motivos da doação à Unicamp, que tem um cuidado muito grande com relação a isso. Além do mais, este é um tema de São Paulo, melhor do que qualquer outro lugar é que esteja em São Paulo”, explicou o gaúcho Helgio Trindade. 

“É um acontecimento de grande importância para o AEL receber esta doação. Incorporado ao acervo, este material fica a disposição de pesquisadores, estimulando, consequentemente, novas pesquisas nesta área temática”, salientou o diretor do AEL, o professor Alvaro Bianchi. 

Helgio Trindade aproveitou para lançar na Unicamp, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), à qual o AEL está vinculado, a sua mais recente obra: “A tentação fascista no Brasil: imaginário de dirigentes e militantes integralistas”. (Editora UFRG, 837 páginas). Na obra, que se utiliza de entrevistas, documentos e materiais doados à Unicamp, Helgio Trindade comprova, por meio de entrevistas com o ex-digirentes, que o movimento integralista pode ser definido nitidamente como fascista.