Painel dos 50 Anos da Unicamp discute
impactos das tecnologias de informação

15/09/2016 - 15:20

/
Primeira mesa sobre tecnologias da informação

Primeira mesa sobre tecnologias da informação

Sueli Costa, do Imecc, coordenadora da mesa

Sueli Costa, do Imecc, coordenadora da mesa

Ítala D’Ottaviano, da Comissão dos 50 Anos

Ítala D’Ottaviano, da Comissão dos 50 Anos

“Os Impactos das Tecnologias da Informação” foi o tema do último evento da série Perspectivas Unicamp 50 Anos, realizado nesta quinta-feira no Centro de Convenções. O painel com duas mesas-redondas foi dedicado a Claude Shannon, no centenário de seu nascimento, abordando o desenvolvimento da área da informação, seu estágio atual, aplicações em ciência e na sociedade, bem como as perspectivas e desafios na área. Também foi apresentado um panorama conciso da pesquisa e das aplicações em TI nas diferentes unidades da Unicamp. 

A mesa da manhã, “Impactos das tecnologias de informação: desafios e perspectivas”, foi coordenada pela professora Sueli Irene Rodrigues Costa, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), que destacou a presença de convidados internacionais de alto nível: Alon Orlitsky, da Universidade da Califórnia-San Diego (EUA); Amin Shokrollahi, da Escola Politécnica Federal de Lusanne (Suíça); e Bart Preneel, da Universidade de Leuven (Bélgica). Helio Waldman, professor da Unicamp e emérito da Universidade Federal do ABC (UFABC), completou a mesa. 

“Um dos grandes desafios de hoje em tecnologia da informação é de como lidar com o enorme número de dados existentes, como desenvolver tecnologias para armazenar tudo isso. Outros desafios estão na necessidade de economizar energia com TI e, nas áreas biológicas, com o desenvolvimento, por exemplo, de softwares para ajudar no diagnóstico”, observou Sueli Costa, que também justificou a homenagem a Claude Shannon. “Ele é considerado um dos pais da área da informação e seu trabalho mais conhecido, de 1948, é uma abordagem matemática das comunicações, que permitiu vários desenvolvimentos. Seu centenário de nascimento está sendo comemorado em todo o mundo.” 

A professora Ítala D’Ottaviano, presidente da Comissão dos 50 Anos da Unicamp, coordenou a mesa da tarde, sobre “Impactos das tecnologias da informação na filosofia, nas artes e nas ciências”, que teve contou com a participação de Gregory Chaitin, da IBM (EUA) e UFRJ/Cope; Li Li Min, professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp; Maria Eunice Quilici Gonzalez, do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp e Unesp/FFC; e Rafael Capurro, da Universidade de Stuttgart (Alemanha). 

“Vamos discutir aspectos positivos da sociedade digital, mas também aspectos negativos que tornam o homem de certa forma escravo das tecnologias”, adiantou Ítala D’Ottaviano. “Apesar da relevância e das conquistas que a tecnologia da informação traz para as ciências, comunicação e também para a arte, existem vários riscos para os quais a sociedade não está tão alerta. São riscos como os relativos a vigilância, alterações da identidade pessoa e também das relações sociais. Também vamos discutir quanto essas tecnologias podem aprimorar a expressão da arte e a inter-relação entre autor, intérprete e observador. No campo da filosofia, dos assuntos colocados à mesa são a definição de uma área específica, a filosofia da informação, e a necessidade de uma ética informacional.”