Feira Talento Unicamp aproxima
estudantes do mercado de trabalho

30/08/2016 - 16:17

Ana Luísa Manzaro da Costa, Embraer

Rodolfo de Campos Maia, estudante da FT

Felipe Vieira, estudante da FCA e Grupo Ultra

Juliana Santos, analista de RH da Caterpillar

Detalhe de estande

Em busca de uma primeira porta no mercado de trabalho, milhares de estudantes foram conhecer as empresas que participam da 17ª edição da feira de recrutamento Talento Unicamp, que ocorreu nesta terça-feira (30) no Ginásio Multidisciplinar. Nesta edição 36 empresas apresentam aos estudantes mais de 1300 vagas de estágios, trainees e informações sobre as oportunidades de seleção. A expectativa é de que cerca de 8 mil pessoas circulassem ao longo do dia na feira. Organizada pelo Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, a Talento teve acesso livre a todos os estudantes da região.

“A Talento é uma das primeiras formas de colocar os alunos em contato com as empresas, conversando diretamente com as elas. E para as empresas é importante, pois conseguem conhecer melhor os alunos da Unicamp e captarem os novos profissionais que estão chegando no mercado”, disse a coordenadora desta edição da feira, Amanda Rosolém, membro do Núcleo das Empresas Juniores e estudante de engenharia química. Também foram oferecidos na feira serviços como análise e aperfeiçoamento de currículos, além de palestras sobre a carreira em algumas das empresas participantes.

Amanda Rosolém, coordenadora da Talento Unicamp

O perfil das empresas participantes é bastante heterogêneo, com instituições nacionais e multinacionais das áreas industriais, bancos, montadoras, agronegócios e químicas, entre outras. E mesmo em cada empresa as vagas de estágios e trainees estão disponíveis em diversas áreas de interesse, que vão desde as engenharias, passando pela administração, economia e humanidades.

A analista de recursos humanos da Caterpillar, Juliana Santos, destaca as oportunidades que a participação da empresa na Talento proporciona. “A feira possibilita que a Caterpillar possa divulgar sua marca para os estudantes, e assim conseguimos abrir nosso leque de recrutamento. Podemos atrair um público mais diversificado, com novas expertises e novas ideias”. Em sua segunda participação consecutiva, a Caterpillar oferece principalmente vagas de estágios na região, e a exposição da marca aos estudantes ajuda na hora de preencher vagas, mesmo em áreas muito especificas.

Estudantes visitam estandes na Talento Unicamp

Para os estudantes é uma primeira oportunidade de conhecer possíveis empregadores e obter informações sobre processos seletivos e programas, áreas de atuação e perfil de colaborador que as empresas participantes buscam em diversas áreas de interesse. "A minha expectativa é conhecer as empresas e encontrar vagas na minha área de atuação, o que eles têm para oferecer e o que nós podemos contribuir”, afirma Rodolfo de Campos Maia, estudante do terceiro ano de engenharia ambiental da Faculdade de Tecnologia, que veio do campus de Limeira junto com outros colegas para participarem da Talento.

Muitos ex-visitantes da feira acabam voltando nos anos seguintes representando as empresas. É o caso de Ana Luísa Manzaro da Costa, formada em 2015 na engenharia mecânica da Unicamp, que na edição anterior teve acesso a informações do Programa de Especialização em Engenharia da Embraer e acabou sendo recrutada. Agora na condição de participante do estande, Ana pretendia explicar para os atuais estudantes as oportunidades que ela teve ao conhecer a empresa na feira passada. "Eu conheci o Programa da Embraer na Talento, e se eu não tivesse vindo ano passado eu provavelmente não teria feito minha inscrição. O que encontramos na internet não dá o feeling real sobre os programas. Quando viemos nos estandes e conversamos com os representantes acabamos entendendo muito mais sobre o que é oferecido”.

Estudantes conversam com expositores na Talento Unicamp

O fato de vários estudantes e ex-estudantes voltarem para a feira como expositores também favorece a ampliação do diálogo entre as empresas e os potenciais contratados que estão ingressando no mercado de trabalho. Para Felipe Vieira, aluno de administração da Faculdade de Ciências Aplicadas e estagiário no Grupo Ultra, ao estar mais próximos da universidade e dos professores as empresas podem expor melhor as oportunidades de acordo com a carreira que os estudantes pretendem seguir. "Como nós somos estagiários e trainees, temos um contato muito próximo aos estudantes e conseguimos apresentar o ambiente empresarial de uma forma mais fácil, podendo informar o estudante para ele seguir a carreira dele”, declara Felipe.

Acesso à feira Talento Unicamp