DAC presta contas
sobre novos projetos

23/08/2016 - 10:25

A Diretoria Acadêmica (DAC) da Unicamp promoveu na tarde de sexta-feira (19) o evento denominado “Transforma DAC”, durante o qual apresentou o estágio em que se encontram quatro projetos pilotos elaborados a partir das diretrizes estabelecidas em seu Planejamento Estratégico (Planes), válido para o período de 2015-2020. As iniciativas, segundo o coordenador do órgão, Orlando Carlos Furlan, têm por objetivo modernizar os processos de trabalho. “Queremos prestar serviços cada vez mais ágeis, eficientes e customizados aos nossos usuários”, afirmou.

De acordo Furlan, a DAC vem passando por profundas transformações nos últimos anos. “As mudanças são necessárias para podermos atender a demandas que se tornam cada vez mais urgentes. Para isso, estamos empreendendo esforços para trazer a inovação para dentro da DAC”, disse. Os quatro projetos em andamento, desenvolvidos ao longo do primeiro semestre de 2016, respondem a essa realidade.

Eles se referem à informatização do fluxo de teses e dissertações [eliminação de papel ao longo do processo]; confecção do Catálogo dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em meio digital; inscrição e aprovação, via web, das matrículas de estudantes especiais de graduação e pós-graduação e elaboração de um caderno de horários das disciplinas.

Esse conjunto de ações, acrescentou Furlan, representa um importante avanço nas rotinas da DAC. “Estamos nos aperfeiçoando, mas ainda temos grandes desafios pela frente. Para 2017, por exemplo, queremos modernizar nosso atendimento. Uma das metas é criar uma plataforma virtual de atendimento aos estudantes. A intenção é que eles possam enviar documentos e fazer solicitações através do telefone celular”, adiantou.

Presente ao evento, o coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta, também considerou que o órgão vem passando por profundas reformulações, com base no que foi definido em seu Planes. “Vários projetos já foram concretizados e outros estão em andamento. Um evento como este é muito importante porque cada área tem a oportunidade de compartilhar suas ações com os demais profissionais da DAC”.

Crósta considerou que os avanços obtidos pela Diretoria Acadêmica deverão servir de referência para outros órgãos da Universidade. “Vários projetos desenvolvidos pela DAC têm fundamentos que são comuns a outros órgãos e unidades da Unicamp. As experiências aqui relatadas certamente servirão de parâmetro para outros setores”.

A pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, professora Teresa Atvars, destacou a capacidade dos profissionais da DAC de entender a necessidade de aprimoramento dos processos de trabalho do órgão, de modo a responder com eficiência às demandas da Unicamp, apontadas pela Avaliação Institucional e pelo Planejamento Estratégico. “Nós encontramos um órgão receptivo às mudanças. Fiquei impressionada com a qualidade e a agilidade com que a DAC executou os projetos pilotos com esse objetivo”, disse.

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), conforme a professora Teresa Atvars, tem colaborado com a DAC nesse esforço. “A Universidade só progredirá no plano administrativo se estendermos essa cultura a todos os seus órgãos. A DAC demonstrou que isso é possível. As primeiras iniciativas já estão proporcionando, entre outros ganhos, uma importante economia nas horas de trabalho de funcionários, docentes e coordenadores de graduação e pós-graduação”, analisou.