Raimundo Penaforte, novo
artista residente, assina contrato

17/05/2016 - 10:37

/
Raimundo Penaforte, novo artista residente

Raimundo Penaforte, novo artista residente

Assinatura: Penaforte, Crósta e Navarro

Assinatura: Penaforte, Crósta e Navarro

O compositor pernambucano Raimundo Penaforte, novo artista residente da Unicamp, assinou seu contrato de trabalho na última sexta-feira (13). Raimundo Penaforte possui sólida carreira internacional, com apresentações nos Estados Unidos, Europa, Canadá e Japão. Ele vivia nos Estados Unidos desde 1989, com estudos na área de composição na New York University, Hardin-Simmons University e The Juilliard School. 

O contrato foi assinado na presença do coordenador-geral da Universidade, Alvaro Penteado Crósta, na ocasião, reitor em exercício; e dos diretores do Instituto de Artes (IA), Fernando Augusto de Almeida Hashimoto e Gracia Maria Navarro. O projeto para o Programa do Artista Residente da Unicamp deste ano é uma iniciativa da docente do IA Gracia Maria Navarro. 

A proposta de Raimundo Penaforte é desenvolver junto com os alunos do IA um espetáculo com a temática “Tudo que tem som, soe!”. “Essa ideia do ‘Tudo que tem som, soe!’ é baseada nessa dualidade do 0-1 que eu trouxe para a composição que é a ideia do som e do silêncio. A música não é nada mais do que o som e o silêncio, uma mistura disso. Quero aqui descobrir esse processo de criação com outros, outros significados, professores, interessados, alunos”, explicou o artista, em entrevista ao Portal da Unicamp

O diretor do IA, Fernando Hashimoto, disse que a contribuição de Raimundo Penaforte envolve duas áreas importantes para os alunos, pesquisadores e docentes do IA: a composição e a improvisação.  “O Raimundo é um compositor brasileiro radicado nos Estados Unidos há muitos anos. Ele é um dos poucos do país que sobrevive da sua arte de composição. A contribuição dele aqui para nós da Unicamp envolve tanto essa parte técnica da composição, que é reconhecida fora do Brasil, como a área de improvisação. Ele combina estes dois aspectos que para nós do IA são muito fortes”, ressaltou.

O artista residente também irá ministrar aulas e oficinas abertas à comunidade universitária. O programa é vinculado ao Gabinete do Reitor (GR) e disponibilizado à comunidade por meio de editais anuais. 

Comentários

Parabens por essa nobre iniciativa na música, valorizar a parte mais criativa do estudo musical. Tive o prazer de ser colega do Raimundo Penaforte no Conservatório de Música da Universidade do Amazonas, ambos alunos de violino. Depois de muitos anos passado ter encontrado com ele na cidade de Nova York já como um músico consagrado. Excelente aquisição para enriquecer ainda mais a música Brasileira.

Email: 
rniltons@gmail.com

Fico muito satisfeito de ver o Raimundo Penaforte nas "paginas de boas noticias" de Jornal. Excelente musico e pessoa do bem, sabe o que faz e como fazer musica para todas a geracoes. Um verdadeiro vencedor, itinerante das artes, Raimundo recebe finalmente uma merecida oportunidade e o reconhecimento de seu trabalho, agora no seu proprio pais de nascimento, o Brasil.

Email: 
buzios.ec@gmail.com