Sipat destaca importância das Cipas
diante da grave conjuntura nacional

16/05/2016 - 14:25

/
Mesa de abertura da Sipat no Centro de Convenções

Mesa de abertura da Sipat no Centro de Convenções

Público da Sipat: organização frente à conjuntura

Público da Sipat: organização frente à conjuntura

Foi aberta na manhã desta segunda-feira a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat), dentro das comemorações dos 50 anos da Unicamp. O evento prossegue até 19 de maio, com palestras no Centro de Convenções da Unicamp, no Auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA) e nos campi de Piracicaba e de Limeira. Para esta edição, o tema será “Avançando na segurança, saúde e educação”, abordando a importância da educação e da cultura de prevenção, a formação continuada para os trabalhadores e as condições seguras para todos que utilizam os espaços da Universidade para estudos e atividades laborais. 

A Sipat é organizada pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Cipas) da Unicamp, da Funcamp, de Limeira e de Piracicaba, todas representadas na mesa de abertura. Representando o professor Alvaro Crósta, coordenador geral da Unicamp, o assessor da CGU José Reinaldo Braga ressaltou a importância de as Cipas estarem organizadas diante da difícil conjuntura política e econômica no país. “Nos próximos meses veremos um ataque frontal aos direitos dos trabalhadores. Devemos fortalecer nossa organização para que a Unicamp não sofra um risco ainda maior.” 

Seguindo na mesma linha de raciocínio, Rosângela Martinhago, presidente da Cipa da Unicamp, afirmou que é a luta pela democracia, cidadania, liberdade de opinião e respeito às diferenças que garante a vitalidade e autonomia da Universidade. “Nós e muitos desta mesa somos de uma geração que lutou pelos princípios da democracia, pela CLT, pela Previdência Social, pelo SUS. É de vital importância contar com a juventude nesses eventos, a fim de garantir o cumprimento desses princípios fundamentais aos trabalhadores e ao serviço público de qualidade.” 

A palestra de abertura da Sipat foi concedida pelo médico Jamiro da Silva Wanderley, docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), mostrando como “Como manter a saúde mental”. A palestra da tarde foi com o professor Satoshi Kitamura, do Departamento de Saúde Coletiva da FCM e diretor da Divisão de Saúde Ocupacional da Unicamp, que falou sobre “Os fatores que interferem na geração de uma doença ocupacional”. 

A programação traz ainda os seguintes temas: “Organização e análise ergonômica do trabalho”, “Análise de acidentes com material biológico: uma contribuição do ponto de vista da Ergonomia”, “A importância de um sistema de gestão da qualidade em laboratório de pesquisa”, “Direitos trabalhista e previdenciário: desafios da atualidade” e “Ergonomia”. Além das palestras, que estão sendo transmitidas online em https://www.ggte.unicamp.br/transmissao, o evento conta com apresentações artísticas de alunos dos programas culturais do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE).

 

Para saber mais, acesse www.cipa.unicamp.br.

 

Comentários

Toda ação que apoie a segurança no trabalho deve ser reconhecida e elogiada!

Parabéns pelo trabalho de vocês e que esta SIPAT seja um sucesso!

Email: 
rafael@conceitozen.com.br