Cecom comemora 30 anos

Auditório da FCM

Homenageado René Mendes

Aluno-artista do Sae

A apresentação do Planejamento Estratégico (Planes) 2016 – 2020 foi um dos destaques da cerimônia que comemorou os 30 anos do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) nesta sexta-feira (29). O documento foi detalhado pela coordenadora da unidade Patrícia Astora Falabella Leme. A cerimônia foi aberta com uma solenidade e uma apresentação de dança do programa Aluno Artista do Serviço de Apoio ao Estudante (Sae). Também houve uma série de homenagens.

A edição atual do Planes Cecom traz como novidade a participação de usuários e de alguns parceiros, representantes de órgãos internos e externos à universidade que se envolveram nas oficinas de trabalho criadas para a elaboração do conteúdo do documento. As ações propostas abrangem não somente os usuários, com melhorias nos critérios de acesso, agendamento e atendimento, mas também o compartilhamento de experiências com a sociedade por meio de programas de extensão.

Do ponto de vista dos processos, o objetivo será buscar a integralidade dos cuidados, como foco na saúde coletiva. Também estão previstas ações de valorização e reconhecimento dos profissionais que trabalham no Cecom, além da adequação e ampliação de infraestrutura, com a busca de outras fontes de recurso. Hoje o Centro realiza em torno de 150 mil atendimentos ao ano.

Solenidade
A abertura oficial da cerimônia em comemoração aos 30 anos contou com as presenças do reitor José Tadeu Jorge, o coordenador geral da Unicamp, professor Alvaro Penteado Crósta, além dos pró-reitores: Tereza Atvars, de Desenvolvimento Universitário; Gláucia Maria Pastore, da Pós-Graduação e João Frederico da Costa Azevedo Meyer, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários. Também sentaram-se à mesa o Chefe de Gabinete Adjunto Osvaldir Pereira Taranto, o coordenador geral do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (Ggbs) Edison Cardoso Lins, e a coordenadora adjunta do Cecom Rôse Trevisane, além da coordenadora.

Tadeu Jorge provocou a plateia do auditório para saber se havia, entre os presentes, alguém que nunca tivesse usados os serviços do Cecom. Com a resposta negativa do público o reitor afirmou que não há na universidade nenhum órgão que receba pessoas da comunidade na quantidade e diversidade que o Cecom recebe. “A comunidade busca o Cecom porque sabe que vai ser atendido com carinho e respeito”. Confiança é a palavra que, de acordo com o reitor, resume a relação que os usuários têm com o Centro de Saúde da Comunidade. O professor assinalou que tem certeza que o Planejamento Estratégico do Cecom será transformado em realidade, contribuindo para a qualidade de vida da comunidade universitária.

A evolução do papel da unidade ao longo dos trinta anos, ampliando o olhar para a saúde integral com foco na prevenção, foi lembrada pelo professor Crósta como um dos pontos altos do atendimento do Cecom. O coordenador geral também ressaltou a importante parceria com o programa "Campus Tranquilo – Universidade Viva", com ações como o Vidas, (Veículo Interno de Atendimento em Saúde), as academias ao ar livre e ainda os programas de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Para Crósta outro serviço que merece destaque é o Ambulatório do Viajante que fornece informações e vacinas específicas.

A coordenadora adjunta do Cecom Rôse Trevisane recordou a história da unidade, desde sua criação em 1986. Funcionária da unidade desde então, Rôse salientou que os 34 programas disponíveis são “construídos e prestados por uma equipe multidisciplinar” e complementou que no Centro o “coletivo trabalha para o coletivo”. Ela e a coordenadora da unidade agradeceram aos funcionários. “Aqui somos várias mãos, mentes e corações”, disse Patrícia Astora Falabella Leme.

Homenagem
Ex-coordenadores, funcionários comemorando trinta anos “de casa’ e aposentados do Cecom foram homenageados na cerimônia, entre eles os ex-coordenadores Mário Monteiro Terra, Edson Bueno, Roberto Teixeira Mendes e a atual coordenadora Patrícia. Também foi homenageado o idealizador do Cecom, o médico do trabalho aposentado René Mendes, que fez uma referência ao trabalho do ex-reitor José Aristodemo Pinotti, “uma pessoa que estava realmente viabilizando esta ideia e tive a honra de trabalhar com ele”. Para Mendes a proposta na época era ambiciosa e grande. “Estou muito feliz porque hoje está maior e mantendo o mesmo conceito que é o da saúde integrada e da prevenção”.