Unicamp promove evento para explicar
uso do Google Apps for Education

08/04/2016 - 15:49

/
Rodrigo Pimentel, da área de Educação da Google

Rodrigo Pimentel, da área de Educação da Google

Augusto Portugal, especialista em Google for Education

Augusto Portugal, especialista em Google for Education

Raimundo de Oliveira e Armando Valente

Raimundo de Oliveira e Armando Valente

Ferramentas para uso ilimitado pela comunidade

Ferramentas para uso ilimitado pela comunidade

No final de 2015, a Unicamp firmou acordo com a empresa Google para estabelecer um canal de uso, por toda a comunidade universitária, dos recursos do Google Apps for Education, serviço que disponibiliza um pacote de ferramentas gratuitas para atividades colaborativas em sala de aula. A fim de oferecer mais detalhes sobre a parceria aos professores, alunos e funcionários, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e o Centro de Computação (CCUEC) da Unicamp organizaram um evento na manhã desta sexta-feira, no Centro de Convenções, com a participação de especialistas da empresa americana de serviços online e software. As informações básicas estão no site.

A conta Google oferecida à Unicamp contempla benefícios exclusivos não encontrados nas contas de uso público (@gmail.com), tais como a ferramenta Google Sala de Aula (Classroom), o armazenamento ilimitado no Google Drive e e-mail, o calendário integrado com as contas dos usuários e a gestão institucional dos e-mails. Através desta conta institucional o professor, por exemplo, poderá interagir com os alunos em ambiente pedagógico (criar simulados e provas online com apoio de vídeos e imagens, contando com correção automática) e armazenar todo o material didático para que seja acessado de qualquer lugar. 

O professor José Raimundo de Oliveira, coordenador do CTIC, ressalta que os colégios técnicos da Unicamp, Cotuca e Cotil, também estão contemplados nesta parceria com a  Google. “A ideia é oferecer mais uma opção de trabalho para professores, alunos e funcionários. Inicialmente, era uma iniciativa voltada à sala de aula, mas com o desenrolar das negociações chegamos à disponibilização de todo esse conjunto de ferramentas. Fazendo a autenticação em nosso domínio, o usuário tem acesso a ferramentas que permitem a colaboração entre pessoas, agendamentos, armazenamento de documentos, etc. Muita gente que já usa esses recursos particularmente, agora conta com a chancela da Unicamp e de forma ilimitada – uma concessão da Google por sermos uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos. E, talvez o mais importante, sem inserção de qualquer tipo de marketing.”  

O primeiro palestrante do evento foi Rodrigo Afonso Pimentel, responsável pela área de Educação da Google para a América Latina e que anteriormente liderou projetos de inclusão digital em educação na Microsoft. “O Google para Educação foi criado com dois objetivos básicos: trazer o encantamento para a sala de aula, a sensação de prazer que vem fazendo muita falta aos alunos, que se mostram muito distantes; e promover o acesso à educação, o que é fundamental. As ferramentas do Google vêm para fechar buracos e criar pontes entre bons conteúdos e boas práticas, tendo o aluno na outra ponta. E como são gratuitas, resolve-se a questão do acesso de forma eficaz. Ademais, a Unicamp é uma referência mundial e nos orgulhamos deste trabalho conjunto.” 

Em relação aos benefícios para o aluno, Pimentel conta que no ano passado a Google realizou uma pesquisa mundial junto a presidentes de empresas, constatando que a expectativa que eles guardam em relação aos futuros profissionais é de que resolvam problemas e que sejam colaborativos. “Essas duas temáticas estão muito presentes dentro do ferramental que o Google traz para a sala de aula, chamando os alunos para atividades conjuntas. Na mesma pesquisa, vimos que daqui a dez anos teremos 60% de carreiras que hoje não existem. Os meninos precisam estar preparados para as novas carreiras. Este é o impacto que queremos trazer para a sala de aula.” 

O engenheiro Augusto Portugal, outro palestrante convidado, é especialista em Google Apps for Education e, desde 2008, vem participando de implantações e capacitações de professores em instituições de ensino fundamental, médio e superior de vários estados. “Pretendo mostrar como o uso de ferramentas do Google podem ajudar no dia a dia do professor, ganhando tempo, otimizando suas atividades e viabilizando outras que seriam inviáveis sem o apoio dessa tecnologia. Também sou professor e gostaria, por exemplo, de fazer uma sondagem a cada aula para saber se os alunos entenderam ou não o conteúdo e onde posso avançar. Quem dá mais de 40 horas de aula por semana, ou quem ainda faz pesquisa e orienta teses, não conseguiria fazer esta sondagem off-line. A ferramenta do Google permite isso para todas as aulas, em dois cliques.” 

O professor José Armando Valente, coordenador do GGTE, disse que o Google Apps for Education é mais uma plataforma de suporte ao ensino lançada pela Unicamp, que já disponibiliza o TelEduc e o Moodle. “É importante esclarecer que não estamos priorizando uma ou outra plataforma, pois cabe ao professor escolher aquela que é melhor para sua disciplina. A função do GGTE é oferecer suporte na parte técnica e pedagógica nesses três ambientes. É o que estaremos fazendo em relação às ferramentas deste novo lançamento, orientando sobre seu uso conforme a dinâmica da disciplina. A plataforma ainda está praticamente vazia de conteúdos e cabe a professores e alunos ocuparem o espaço da maneira mais adequada.” 

Os interessados em maiores informações sobre o Google Apps for Education na Unicamp podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário do CCUEC pelos telefones 3521-2221 ou 3521-2222. E, para auxílio pedagógico no uso da ferramenta Google Sala de Aula, com a equipe do GGTE: 3521-2264.