Caism

Coordenador-geral Alvaro Crósta

Pró-reitora Teresa Atvars

Superintendente Luís Otávio Sarian

O Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism-Unicamp) deu início na manhã desta quarta-feira (30) a uma série de comemorações pelos seus 30 anos.  Durante solenidade realizada num dos saguões do Caism, foi apresentado o calendário de eventos festivos, culturais e científicos que será executado até dezembro. Na oportunidade, integrantes da comunidade do hospital, pacientes e convidados cantaram “Parabéns a você” e provaram um pedaço do bolo de aniversário. Estiveram presentes à cerimônia o coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta; a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, professora Teresa Atvars; e o pró-reitor de Graduação, professor Luís Alberto Magna.

Entre as ações que marcarão os 30 anos do Caism estão a montagem de um coral integrado pelos funcionários, a encenação de uma peça teatral também por parte dos colaboradores, a exposição de uma mostra fotográfica, a realização de uma cerimônia em homenagem aos que ajudaram a construir o hospital e a organização de uma mesa-redonda para refletir sobre o passado e o futuro do Departamento de Tocoginecologia.

De acordo com o superintendente do Caism, Luís Otávio Sarian, o hospital é uma experiência de sucesso nascida de mentes como a do professor José Aristodemo Pinotti, que entendiam, há mais de três décadas, a necessidade de se oferecer um atendimento mais amplo à saúde da mulher. “Os 30 anos representam um marco. É uma oportunidade para revermos o passado, mas também de planejarmos o futuro. O Caism chega aos dias de hoje como uma instituição pujante e em constante renovação”, afirmou.

Em dezembro, informou Sarian, as comemorações pelos 30 anos serão encerradas com a apresentação do projeto de construção de um novo prédio para o Caism. “Queremos dobrar nossa área física. Junto com esse crescimento físico, também queremos avançar em relação à excelência das nossas atividades nas áreas de ensino, pesquisa e assistência à população”, acrescentou.

O coordenador-geral da Unicamp destacou que, embora muito jovem, o Caism tem uma longa folha de serviços prestados à sociedade, notadamente nas áreas de assistência à mulher e ao recém-nascido. “Aqui, surge a vida. Aqui, as mulheres são tratadas com muita técnica, mas também com muito carinho”, disse Alvaro Crósta. A pró-reitora de Desenvolvimento Universitário observou que a Unicamp tem uma trajetória marcada pela inovação.

A concepção e implantação do Caism, de acordo com Teresa Atvars, comprovam essa tradição. “O Caism é uma iniciativa de sucesso que extrapolou os muros da Unicamp e que tem servido de exemplo para outros estados brasileiros e até para outros países. Trata-se de um modelo que entende a complexidade da saúde da mulher e que, por isso, confere a ela um atendimento de muita qualidade”, pontuou.

Ao longo dos seus 30 anos, o Caism se consolidou como referência para a saúde da mulher em uma região onde vivem cerca de 5 milhões de pessoas. Nesse período, a unidade realizou aproximadamente 300 mil quimioterapias, 100 mil cirurgias e 250 mil internações. Atualmente, o hospital faz 230 partos por mês. Ao todo, já foram realizados perto de 80 mil partos desde a sua fundação.