Unicamp cria e-mail para
pronta resposta da dengue

03/03/2016 - 15:08

Fruto das ações do Grupo de Trabalho (GT) da Dengue na Unicamp, acaba de ser criado um e-mail institucional para receber comunicados de possíveis criadouros ou focos da dengue nos campi da Universidade. O dengue@unicamp.br pode ser acionado pela comunidade interna da Universidade [não é para o publico externo], visando informar possíveis situações onde o mosquito causador da dengue possa agir. A criação do e-mail vem junto com um protocolo de pronta resposta para as demandas, em que estão definidos os setores da Universidade que farão as ações após o recebimento das mensagens eletrônicas.

Em nova reunião do GT nesta manhã, na Reitoria da Unicamp, foi aprovado o fluxograma para o pronto atendimento às mensagens recebidas, assim como o protocolo a ser seguido pelas equipes envolvidas. No dia 9, quarta-feira da próxima semana, o GT Dengue tem uma reunião programada com Assistentes Técnicos de Unidades (ATUs) e Assistentes Técnicos de Direção (ATDs), visando repassar orientações sobre as ações nos campi.

“Reconhecer Dengue, Zika e Chikungunya como problemas de saúde coletiva traz a necessidade de envolver toda a comunidade em sua resolução. Cada aluno, funcionário e professor da Unicamp pode participar informando problemas em suas unidades, usando para isso o e-mail que está sendo divulgado”, diz a médica Patricia Asfora Falabella Leme, coordenadora do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) e que ajudou a elaborar o fluxograma de pronta resposta ao Aedes Aegypt na Unicamp.

O GT Dengue já havia se reunido no mês passado, quando seus integrantes debateram o plano de ação de combate ao mosquito Aedes aegypti e às doenças por ele transmitidas. As medidas, que estão sendo executadas ao longo de todo o ano no campus de Barão Geraldo, obedecem a quatro eixos: Vigilância Epidemiológica, Controle do Vetor, Assistência e Educação e Comunicação. As iniciativas contidas no plano de ação serão continuadas. Elas seguem as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Diversas medidas são executadas em parceria com a Prefeitura de Campinas.

Mais sobre o tema
- GT da Dengue divulga plano de ação para 2016