Salto para a Unicamp sustentável

24/02/2016 - 15:46

/
Preservação ambiental é um dos valores

Preservação ambiental é um dos valores

Alvaro Crósta é o presidente do COUS

Alvaro Crósta é o presidente do COUS

Docentes e profissionais nas Câmaras Técnicas

Docentes e profissionais nas Câmaras Técnicas

Juliano Finelli, coordenador executivo do GGUS

Juliano Finelli, coordenador executivo do GGUS

Foi instalado na manhã desta quarta-feira o Conselho de Orientação Universidade Sustentável (COUS), presidido pelo professor Alvaro Crósta, coordenador geral da Unicamp, e que tem como membros todos os pró-reitores, além de docentes e outros profissionais da comunidade. O COUS é um órgão complementar do Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS) e tem a missão de elaborar, propor, aprovar, acompanhar e fiscalizar a execução das políticas, normas e procedimentos técnicos inerentes à sustentabilidade nos campi da Unicamp. 

Na reunião realizada na sala do Conselho Universitário (Consu) também foram apresentadas as composições das Câmaras Técnicas que vinham sendo formadas desde meados do segundo semestre de 2015. As CTs é que ficarão responsáveis por programas e ações visando à sustentabilidade nas áreas de energia, recursos hídricos, fauna e flora, ambiente urbano, resíduos, qualidade do ar e educação ambiental – atividades que deverão ser aprovadas e acompanhadas pelo COUS. “É um momento significativo da nossa história enquanto universidade pública”, disse Alvaro Crósta. 

O coordenador geral lembrou que a dimensão ambiental na gestão da Universidade mereceu todo um capítulo no programa da atual administração e que vários pontos vinham sendo discutidos desde 2013, culminando com a instalação deste Conselho de Orientação. “Mais para trás, vemos que a Unicamp vem se empenhando em atividades nesta área desde a virada para os anos 2000, como na coleta seletiva e em plantio de árvores em mananciais. Em 2001 teve início a gestão de resíduos, com a criação em 2003 do Grupo Gestor de Resíduos (GGR), cuja atuação serviu de modelo para outras universidades brasileiras. São atividades que foram a semente do COUS, que vem consolidar nosso sistema de gestão.” 

Segundo Alvaro Crósta, em função dos compromissos de programa desta administração, em abril de 2015 a Unicamp se filiou à Rede Internacional de Campus Sustentável (ISCN), criada por um fórum global de líderes acadêmicos e que reúne algumas das mais destacadas universidades do mundo. “O objetivo desta rede é incentivar e intercambiar o conhecimento sobre boas práticas de gestão de campi sustentáveis. Participamos do seu encontro anual, em Hong Kong, e esperamos que em anos futuros possamos ir apresentar nossos estudos de caso como exemplos para outras universidades.” 

O coordenador geral explicou que, como parte deste processo, uma resolução do Gabinete do Reitor instituiu o Grupo Gestor (GGUS), encarregado de operacionalizar as políticas discutidas no COUS. “Um ponto que interliga várias iniciativas é a aprovação pelo Consu, em dezembro, do Planes [Planejamento Estratégico] para o período 2016-2020, onde a questão da sustentabilidade aparece com bastante destaque. Lembrando ainda que na COP-21 [Conferência Mundial sobre o Clima] houve o compromisso dos países por uma diminuição significativa de emissão do carbono – e isso precisa refletir em todos os níveis, principalmente nas universidades, que devem formar as próximas gerações de profissionais e pesquisadores para que as metas sejam atingidas.” 

Política ambiental
Juliano Finelli, coordenador executivo do Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS), informou que os programas formulados pelas Câmaras Técnicas e aprovados pelo COUS é que comporão o Sistema de Gestão Universidade Sustentável – programas que deverão ser adotados por toda a Unicamp. Finelli acrescentou que os valores preconizados são a ambientalização, preservação ambiental, valorização dos saberes, diálogo inclusivo, qualidade de vida, consumo socioambiental consciente e responsável, uso eficiente dos recursos, responsabilidade socioambiental e valorização e integração com as populações vizinhas. “Vale acrescentar que o termo de compromisso assumido pela Unicamp junto à ISNC contém princípios como de que a sustentabilidade deve ser parte integrante do planejamento, construção, renovação e operação das edificações dos campi; e que as instalações e as atividades de pesquisa e ensino devem ser conectadas visando à criação de um ‘laboratório vivo’ para a sustentabilidade socioambiental.”

Comentários

Me chamo José Henrique, sou Mestrando em Engenharia Civil na FEC/UUNICAMP além de ser representante do Estado de São Paulo no Parlamento Nacional da Juventude Pela Água. Fiquei muito contente com esta grande conquista da Universidade e gostaria de saber se seria possível uma integração das futuras ações e projetos do Parlamento com a Câmara Técnica em Recursos Hídricos e de Educação Ambiental. Desde já, muito obrigado.

Email: 
jhpastorelli@hotmail.com