FEF e

Equipe da NSSU

Tabata na NSSU

O professor Marco Bortoleto

Pelo seu perfil, a Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp tem se destacado na promoção de intercâmbios acadêmicos com o Japão desde 2014, quando foi firmada uma cooperação com a Nippon Sport Science University (NSSU), uma das universidades mais relevantes do mundo na área esportiva. As conversações começaram há mais de uma década. No ano passado, a aluna de mestrado Tabata Larissa Almeida esteve no Japão de setembro a dezembro de 2015, onde pesquisou principalmente a "ginástica para todos", uma versão não competitiva de ginástica muito desenvolvida no Japão. Como parte do intercâmbio, agora retribuindo a visita, dois alunos japoneses estão na FEF. São eles Yuki Kawakami, que permanecerá na Unicamp até meados do mês de março, e Tsubasa Oda, que terá aqui uma estadia de um ano.

Segundo o professor Marco Antônio Coelho Bortoleto, coordenador do Grupo Ginástico da Unicamp e executor do convênio com a NSSU, os alunos da Universidade de Campinas terão a oportunidade de conhecer na "Terra do Sol Nascente" uma das melhores instalações esportivas, onde mais de quatro mil alunos da faculdade de educação física de lá estudam e treinam. Muitos deles são hoje atletas olímpicos e medalhistas. "Será uma grande oportunidade para os nossos alunos, sobretudo porque os Jogos Olímpicos de 2020 acontecerão no Japão. Tal evento terá participação ativa da NSSU em sua organização e abrirá portas para futuras colaborações em pesquisa com outros países".

Bortoleto explica aos interessados no intercâmbio da FEF que são pré-requisitos o domínio da lingua inglesa e, se possível, japonesa, uma vez que a maioria das atividades lá acontecem no idioma local. Ele ainda esclarece que aquela universidade se dedica única e exclusivamente à educação física e ao esporte. Por meio do Grupo Ginástico da Unicamp, a FEF também tem trabalhado com o Grupo de Ginástica da NSSU. Tanto que em 2014 um grupo de 60 alunos e três docentes participaram do fórum internacional de ginástica geral organizado pela Unicamp. Em setembro, a FEF fará nova seleção de mais um aluno para intercâmbio no Japão, revela o professor.

Leia mais sobre o intercâmbio da Unicamp com a NSSU e a assinatura de convênio.