Computação
desenvolve
aplicativo para
doações de
notas fiscais

18/11/2015 - 15:13

Quem faz doações de notas do programa Nota Fiscal Paulista para instituições que disponibilizam urnas coletoras em lojas e supermercados não imagina o trabalho que dá para a entidade beneficiada, que tem uma equipe de voluntários somente para cadastrar os dados no site do Governo do Estado. Um aplicativo desenvolvido por alunos e professores do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, chamado de “DoeNota” facilita muito esse trabalho. Disponível gratuitamente para os sistemas Android, IOS e Windows Phone, o consumidor precisa apenas fotografar a nota fiscal e escolher uma das entidades cadastradas para receber os valores. O usuário precisa se lembrar que não podem ser doados cupons fiscais com CPF.  

Se o dispositivo estiver conectado com a internet, a foto é imediatamente enviada para os servidores que estão hospedados na Microsoft Azure, plataforma que proporciona várias ferramentas computacionais de fácil utilização em um só lugar. A imagem chega por uma ferramenta que envia o cupom fiscal e seus metadados para um banco de dados e a partir daí as notas são processadas e registradas como doação no sistema do Nota Fiscal Paulista.

Para as imagens que chegam com baixa resolução, sem foco ou que apresentam algum outro tipo de problema que não permitem o reconhecimento automático das informações, no site do DoeNota há um sistema para digitação de notas, e qualquer voluntário cadastrado pode ajudar. Segundo o professor do IC, Rodolfo Jardim de Azevedo, esta é uma segunda versão do aplicativo, desenvolvido com alunos de iniciação científica e financiado pela empresa Microsoft. Foram computados até agora aproximadamente 380 cupons fiscais totalizando quase 30 mil reais.

O docente afirmou que a diferença desse aplicativo para outros que já existem é que ele atende a várias instituições de todo o Estado, desde que cadastradas no site. Para efetuar o cadastro da entidade o responsável deve fornecer alguns dados como o CNPJ da instituição. Por enquanto o aplicativo oferece a possibilidade de doação das notas para seis entidades, inclusive nas cidades de Limeira e São José dos Campos. O site para outras informações do aplicativo é o doenota.org