Unicamp lança dia 30 novo
curso na plataforma Coursera

17/11/2015 - 14:55

O professor Eduardo Galembeck

A Unicamp lança no dia 30 de novembro mais um curso dos Massive Open Online Course (MOOCs) pelo Coursera, uma plataforma educacional aberta e gratuita. É o curso “Como aprimorar e monetizar seu aplicativo para iOS e Apple Watch”, sob a responsabilidade do professor do Instituto de Biologia (IB) Eduardo Galembeck. Já parte com 244 alunos pré-inscritos. Veja o acesso para o curso.

Segundo o docente, o curso aborda o uso de alguns frameworks que agregam funcionalidades interessantes para aplicativos, como a inserção de áudios, vídeos, mídias sociais, geolocalização e integração do AppleWatch. O público alvo são programadores com conhecimento básico de desenvolvimento de aplicativos para iOS, que pode ser adquirido nos dois cursos de Eduardo que antecederam o que será lançado agora.

Esse é o terceiro dos cinco cursos do Programa de Cursos Integrados de Desenvolvimento e Design de Aplicativos para iPhone (do Coursera). Outros dois foram “Como criar um aplicativo para iPhone” e “Como criar aplicativos com múltiplas telas para iPhone e iPad”. O primeiro curso já foi completado por 40 alunos e atualmente são 3.500 alunos envolvidos na iniciativa. A avaliação feita pelos alunos mostra uma aprovação de 96%.

"Temos verificado um bom fluxo de alunos que fizeram o primeiro curso e que estão fazendo o segundo. À medida que os cursos vão ficando mais avançados, um número menor de alunos se inscrevem. Por outro lado, acreditamos que poderá haver uma evasão menor, pois as 244 pré-inscrições já são um bom indicativo do interesse. A forma como temos apresentado os conteúdos do curso também tem agradado muito nossos alunos”, expõe o docente.

Os cursos do Coursera são on demand: não têm data para começo, meio e fim. O material como um todo está disponível na plataforma. O aluno pode começar e terminar sua participação no seu ritmo. “Estamos constantemente acompanhando os outros cursos para que os alunos tenham uma ótima experiência e que completem o programa de cursos integrados. Além dos preparativos para o lançamento do terceiro curso, estamos revendo algumas aulas e avaliações dos cursos 1 e 2 para melhorar mais ainda a retenção dos alunos”, salienta Galembeck. O Coursera da Unicamp é gerenciado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) e pela Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp).

Leia outros textos sobre o Coursera:
Amostragem
Empreendedorismo