Empreendedorismo sustentável é
tema de fórum das empresas juniores

07/10/2015 - 15:35

/
Público do fórum realizado no Centro de Convenções

Público do fórum realizado no Centro de Convenções

A aluna Fernanda Mazon, organizadora do evento

A aluna Fernanda Mazon, organizadora do evento

Caio Dib, fundador da empresa Caindo no Brasil

Caio Dib, fundador da empresa Caindo no Brasil

O pró-reitor Luís Alberto Magna fala na abertura

O pró-reitor Luís Alberto Magna fala na abertura

O empreendedorismo sustentável, baseado em modelos de negócios inovadores do ponto de vista social, econômico e ambiental, foi o tema de mais um Fórum Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação, no âmbito dos Fóruns Permanentes da Unicamp realizados pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU). Esta edição – “Empreendedorismo sustentável: modelos de inovação e de sustentabilidade nas novas relações negócio-sociedade” – foi organizada pelo Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, nesta quarta-feira, no Centro de Convenções. 

A aluna de farmácia Fernanda Mazon, diretora de Comunicação do Núcleo de Empresas Juniores e organizadora do evento, disse que o conceito de empreendedorismo sustentável é recente no Brasil, mas já se percebe sua adoção por grandes corporações preocupadas com projetos sociais e a sustentabilidade, bem como na criação de empresas que visam diretamente o bem-estar da sociedade. “Estamos trazendo para o fórum startups como a Caindo no Brasil, voltada a aprimorar a educação no país, e a Catarse, empresa de financiamento coletivo que tem a proposta de viabilizar ideias que ainda estão no papel. E nós, das empresas juniores da Unicamp, temos esse conceito bastante aprofundado, desenvolvendo atividades sociais dentro de empresas e elaborando projetos que não visam o lucro, a preços bem abaixo do mercado ou mesmo sem cobrar daqueles que não têm condições.” 

A primeira palestra foi concedida por Caio Dib, fundador da Caindo no Brasil, que desde o primeiro ano de jornalismo decidiu trabalhar com comunicação, educação e tecnologia. “Logo que me formei, viajei de ônibus pelo Brasil durante cinco meses, interessado em conhecer realidades interessantes e iniciativas diferentes. Hoje, o projeto de viagem se transformou em negócio social, cuja meta é mapear e contribuir para a potencialização de iniciativas em educação. Presto consultoria para que institutos e empresas pesquisem, publiquem e coloquem a mão na massa para ficarem mais próximos da escola. Um exemplo é um curso extracurricular oferecido para jovens de 11 a 15, que criam projetos para melhorar o bairro do Paraíso em São Paulo.” 

Prestigiando a abertura do fórum, o professor Luís Alberto Magna, pró-reitor de Graduação, afirmou que a Universidade dá especial atenção às atividades de empreendedorismo desenvolvidas exclusivamente por alunos. “O tema do fórum foi uma feliz escolha, pois a partir dessas práticas de empreendedorismo nos inserimos no processo global de preocupação com o bem-estar das pessoas e do ambiente em que vivemos, sem abrir mão das comodidades que as tecnologias nos oferecem. São essas práticas que têm norteado nossas empresas juniores, com os alunos demonstrando capacidade de resposta ao nosso compromisso com a sociedade.”