Unicamp e
Coursera
lançam
2º curso
aberto on-line

10/08/2015 - 15:08

Professor Paulo Lemos, coordenador do curso

A Unicamp começou nesta segunda-feira (10), às 15 horas, o seu segundo curso Massive Open On-Line Course (MOOCs). Trata-se do curso Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor, que já foi lançado com nove mil matriculados. Ministrado pelo professor Paulo Lemos, o curso constitui uma parceria entre a Escola de Extensão (Extecamp) e o Coursera, uma plataforma educacional que promove parcerias com as melhores instituições de ensino do mundo, para ofertar cursos on-line e gratuitos aos interessados. Está formalizado pela Extecamp na modalidade "Difusão" e é oferecido pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Os interessados podem se inscrever a qualquer momento. Assista ao vídeo de apresentação. 

Esse curso conta com a participação de alunos de aproximadamente 70 países. Está organizado em oito módulos e será ministrado em língua portuguesa. É apoiado pela Unicamp e tem o financiamento da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU). O primeiro curso do Coursera foi Processamento Digital de Sinais - Amostragem.

Segundo o professor, o novo curso está assentado em seis competências: conhecimento, interação, inovação, tomada de decisão, gestão organizacional e crescimento. “A ideia é olhar a necessidade que o empreendedor tem de se qualificar, de melhorar suas habilidades, suas atitudes e seus conhecimentos em relação ao empreendedorismo”, salientou. Em sua opinião, esse é um modo atrativo de abordar a necessidade de buscar qualificação e ter que aprender a ser mais empreendedor, olhando para essas competências e para os grandes temas, que vão desde o conhecimento até o crescimento. 

“Qual será o impacto do seu empreendimento e do seu empreendedorismo?, Aonde se quer chegar? Qual é o objetivo de fazer a diferença com o seu empreendimento? Essa é a estrutura do curso”, fomentou Paulo Lemos.  

Para isso, foram convidados para apresentar suas experiências no curso seis empreendedores de alto desempenho, com carreiras de sucesso, com um nível elevado de rendimento e de execução de seus negócios. São eles os empresários Bruno Rondani, da IVP Capital Inteligente; César Gon, CEO da CI&T; Fabricío Bloisi, CEO da Movile; Eduardo Henrique, também da Movile; Felipe Matos, da Startup Farm; Igor Santiago, da I.Systems. Exceto Felipe Matos, todos os cinco empreendedores são ex-alunos da Unicamp. Eles discutirão suas vivências empreendedoras articuladas aos conceitos e práticas do curso.  

O desenvolvimento desse ecossistema de empreendedorismo foi tema do estudo de doutorado de Paulo Lemos. “Isso é possível acontecer com poucas universidades no Brasil hoje, que estão conscientes de que a inovação e o empreendedorismo, principalmente dos seus ex-alunos, são aspectos importantes”, comentou.  

Com o apelo de ser massivo, aberto e on-line, o curso, de acordo com o professor, foi desenvolvido de maneira envolvente, mas não tendo como público-alvo somente os alunos – também os empreendedores, quem deseja ser empreendedor e quem possui mentalidade empreendedora.  

Faz parte da estratégia desse curso proporcionar aos interessados uma visão ampla, informou o professor. “A qualidade do conteúdo garante que todos os públicos possam se sentir bem ao fazer o curso e que ele tenha utilidade para os participantes”, salientou.  

Paulo Lemos ressalva que a Unicamp tem uma forte tradição em desenvolvimento tecnológico, “mas isso não representa uma única tendência do curso, que pode ser feito por alunos com vários interesses, não apenas tecnológicos”, atentou. “Esperamos que os alunos tenham um ambiente pessoal e profissional propício à convivência com as questões e práticas de tecnologia, gestão e negócios.”  

O professor explicou que o curso está sendo oferecido sob o formato on demand, ou seja, os alunos poderão fazer o curso conforme suas necessidades, ritmo e horários. Essa flexibilização e essa adaptabilidade são características desse universo de comunicação on-line, esclareceu ele.  

Coursera
A plataforma de ensino on-line do Coursera conta com 12 milhões de usuários no mundo, sendo 500 mil no Brasil. Os interessados podem procurar on-line entre mais de 1.000 cursos oferecidos pelas melhores instituições de ensino do mundo, como Yale, Stanford, Princeton, Universidade de Genebra, Universidade Autônoma de Barcelona, Universidade de Londres, Universidade de Michigan, entre outras. Em setembro de 2014, foram anunciadas parcerias com a Unicamp, Universidade de São Paulo (USP) e Fundação Lemann, as primeiras do Brasil. Os alunos podem assistir videoaulas, fazer testes interativos, avaliar o trabalho dos seus colegas e interagir com os demais alunos e professores.