Pesquisa do IA
sobre Moacir
Santos é premiada;
obra terá site

04/08/2015 - 11:46

/
Obra de Moacir Santos ganha divulação

Obra de Moacir Santos ganha divulação

Dissertação de Lucas serviu de base para site

Dissertação de Lucas serviu de base para site

Será lançado em setembro um site bilíngue (português e inglês) sobre a obra do maestro, arranjador e compositor Moacir Santos, artista que foi estudado na dissertação de mestrado de Lucas Zangirolami Bonetti, aluno e pesquisador da Unicamp. Lucas foi selecionado no projeto Rumos Itaú Cultural, e recebeu um prêmio de R$ 65 mil para desenvolver a página. O conteúdo do site foi construído com base na dissertação de mestrado, tema do Jornal da Unicamp em abril do ano passado.

A ideia inicial de Lucas era publicar um livro, mas considerando o alcance do site o projeto foi modificado. A página vai trazer cerca de 80 trechos dos quatro filmes que tiveram a trilha assinada por Moacir Santos, e que foram estudados por Lucas, além de sinopses, descrições e partituras transcritas com revisão de especialistas. Também serão disponibilizados vídeos de depoimentos gravados pelo pesquisador, como o de Mário Adnet, um dos responsáveis pela “redescoberta” do artista no Brasil, antes de sua morte em 2006.

“A página contempla tanto as informações que interessam mais aos pesquisadores como também textos mais leves e curtos voltados ao público em geral”, avisa Lucas, que continua sua pesquisa com o maestro no doutorado. O pesquisador pretende que o site seja um ponto de referência para aqueles que buscam informações especialmente sobre a relação Moacir Santos com o cinema. “O mais legal é que esse conteúdo é 100% gratuito, estará online e pode ser realimentado com novos conteúdos."

O “Ouro Negro”, como Moacir Santos era chamado, trabalhou até 1967 na Rádio Nacional do Rio de Janeiro e depois foi para a Califórnia, EUA, onde viveu até a morte. Em 2001 os músicos Mário Adnet e Zé Nogueira, transcreverem arranjos originais do maestro e lançaram um álbum duplo com as participações de Milton Nascimento, João Donato, Gilberto Gil, Djavan, Ed Motta e do próprio Santos. Foi o início da redescoberta da obra de Santos. Antes de lançar Coisas, seu primeiro álbum solo, Moacir Santos incursionou pelo universo audiovisual. Esta fase foi abordada no mestrado de Lucas. Para o lançamento do site estão programados vários eventos:

02/09 - 13h (SP)
Teatro Laura Abraão, Faculdade Santa Marcelina (FASM)
Palestra de lançamento

04/09 - 19h (Campinas)
Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS-Campinas)
Exibição de filme seguido de debate

09/09 - 16h (SP)
Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP)
Palestra de lançamento

10/09 - 15h (SP)
Faculdade e Conservatório Souza Lima
Palestra de lançamento

14/09 - 9h (Campinas)
Instituto de Artes (IA) da Unicamp
Palestra de lançamento