Artista Residente
apresenta “Discotheque”

23/06/2015 - 10:52

Discotheque

O dançarino e coreógrafo Luís Ferron, a convite do LUME Teatro, está participando do Programa “Artista Residente 2015” da Unicamp, que nesta edição tem a coordenação geral dos professores Ana Cristina Colla e Renato Ferracini. O coreógrafo concebeu e dirige a montagem cênica “Discotheque”, um trabalho realizado com 24 alunos de dança do Departamento de Artes Corporais (Daco), do Instituto de Artes (IA) e alunos da pós-graduação em Artes da Cena, também do IA. A montagem permite uma performance interativa com o público que é levado a se sentir em uma verdadeira discoteca, com direito a DJ, óculos e perucas. As apresentações ocorrem às 21 horas entre esta quarta-feira, 24, e domingo, 28, sempre no CIS Guanabara, com entrada gratuita. O CIS-Guanabara fica à Rua Mario Siqueira, 829, no Botafogo.

Para a supervisora do espetáculo e coordenadora de graduação Daniela Gatti, “como artista renomado da área, seria importante que os alunos tivessem uma experiência com o artista". Daniela conta que, primeiro, foi feita uma intervenção em aula com alunos de todos os anos do curso de Dança – uma espécie de workshop. Em seguida, os alunos interessados tiveram a possibilidade de ter um tempo no qual pudessem desenvolver atividades com o artista três vezes na semana, fora dos horários de aula. Daniela também disse que houve uma busca do amadurecimento dos alunos, já que teve uma integração com alunos de todos os anos e também de outras áreas, como o teatro.  

O artista residente Luís Ferron explica que o Discotheque faz parte de uma pesquisa que ele desenvolve há algum tempo, criando uma interface entre as artes cênicas. Ele queria um espaço para desenvolver a inter-relação artista e público e chegou ao terreiro, onde não há palcos nem banquetas. O espetáculo em questão buscou a inspiração num terreiro urbano dos anos 70 e 80 – os bailes. “Discotheque é um grande baile em que as inserções artísticas estabelecem a relação entre artista e público”, disse. Para o coreógrafo, participar do projeto Artista Residente está sendo uma experiência muito rica e única. “Estou trabalhando com núcleos importantes, como a graduação e o LUME e isso é fantástico”, afirmou. De acordo com Luciene Maeno, produtora executiva do espetáculo, a parceria com o Daco/IA ocorre dentro das comemorações dos 30 anos do departamento, que é coordenado pela premiada Holly Elizabeth Cavrell. O espetáculo encerra a primeira fase proposta ao programa. Ainda como parte desta mesma edição do programa, Luís Ferron está realizando a direção do trabalho solo do ator e pesquisador Renato Ferracini, do LUME Teatro, que deve estrear no segundo semestre de 2015.


Além da montagem cênica “Discotheque”, diversas atividades culturais e musicais acontecem até sábado na Unicamp. Confira quais são:

Circuito das Artes
O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) organiza o Circuito das Artes nesta terça (23) e na quarta (24), através do Programa Aluno-Artista. Apresentações de música, literatura, dança, artes cênicas ocorrem nos Ciclos Básicos I e II, no Marco Zero e no Teatro de Arena. Veja a programação na Agenda da Unicamp

La Scarpetta
Também na quarta, dia 24, ocorre a apresentação do espetáculo “La Scarpetta”, dentro do projeto Conexão Cultural, que integra o programa Campus Tranquilo – Universidade Viva, levando aos espaços abertos dos campi o estímulo ao convívio das pessoas por meio de ações ligadas à arte e à cultura. O espetáculo do LUME Teatro tem o palhaço italiano Teotônio - colaborador de Fellini - e seus números de magia, equilibrismo, contorcionismo, música e acrobacia com ovos, que saí da sede do grupo, no distrito de Barão geraldo e chega à Praça da Paz, às 18 horas. 

Grupo Panapaná no CPQBA
Na quinta-feira, dia 25, também tem Conexão Cultural. O Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) recebe o grupo Panapaná, às 12 horas. O grupo contará histórias para funcionários, estagiários e para um grupo da terceira idade, ligado à assessoria de promoção social da prefeitura de Paulínia. O grupo participa de um projeto de treinamento em canteiros de plantas medicinais no CPQBA.

Exposições na GAIA
Também no dia 25 ocorre às 12h30 abertura de exposições na Galeria do Instituto de Artes (GAIA). A partir das 13 horas tem apresentação da performance “No caiar do corpo”, com Felipe Espindola e Sara Panamby. Às 14 horas, os artistas Fernanda Casari, Jaqueline Fernandes e a curadora Beatriz Ferreira Pires participam de uma conversa com os presentes. 

Na sala 1 haverá a exposição "Tecidos: Epidérmicos e Têxteis - Invólucros de Proteção, Adorno, Modificação", dos artistas Alexandre Silveira, Andrea Canton, Beatriz Ferreira Pires, Filipe Espindola, Fernanda Casari, Jaqueline Fernandes, Laura Mallozi, Ozenir Ancelmo, Pedro Spagnol e Sara Panamby. A curadoria é de Beatriz Ferreira Pires. Na sala 2 haverá a exposição “Galleria”, do artista Felipe Tonelli. As exposições na GAIA vão até 10 de julho, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A Galeria fica à Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/nº – térreo da Biblioteca Central “Cesar Lattes”.

Michael Gurt no IA
Nesta quinta-feira (25), às 19h30, no auditório do Instituto de Artes, acontece o recital com o pianista americano Michael Gurt, vencedor do Concurso Piano Gina Bachauer em 1982, e também primeiro prêmio em competições em Pretoria (África do Sul) e Sydney (Australia) e professor da Louisiana State University, EUA. No programa, obras de Clementi, Schumann, Villa-Lobos, Albeniz e Prokofiev. Além do recital, Gurt irá ministrar Master class às 14 horas, na sala 24 do Departamento de Música. 

Música no campus
No sábado, dia 27, ocorre mais um Música no Campus. Desta vez, as atrações serão Damián Birbrier Quarteto com Ferdi Oliveira e Banda – Projeto Ginga de Gigante. O Música no Campus é organizado pelo Gabinete do Reitor e pelo Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC). A apresentação ocorre a partir das 16 horas, no gramado do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. A entrada é franca.

Edital do Artista Residente
Vale lembrar que estão abertas as inscrições para o Programa do Artista Residente na área Música/Paisagens Sonoras Com Proposta para Desenvolver Criações Artísticas Envolvendo Paisagens Sonoras Em Diálogo com o Ambiente. O período de inscrição vai até 1 de julho. Os resultados serão conhecidos até 15 de julho e o início das atividades do artista selecionado ocorrerá em 3 de agosto. Veja o edital.

Mais alguma programação cultural e musical da Unicamp entre 24 e 28 de junho? Mande para a Agenda de Eventos