PAAIS amplia bônus no vestibular

26/05/2015 - 17:12

O Conselho Universitário (Consu), órgão máximo de deliberação da Unicamp, aprovou nesta terça-feira (26) mudanças no Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais), com o objetivo de ampliar a inclusão social em seus cursos de graduação.

As mudanças aprovadas estabelecem a adição de 60 pontos às notas da primeira fase do Vestibular, para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública, e mais 20 pontos para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e que também tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas da rede pública.

Além da bonificação na primeira fase, os candidatos que passarem para a segunda fase e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública, contarão com adição de mais 90 pontos na prova de redação e outros 90 nas provas dissertativas. Candidatos aprovados na primeira fase, que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e que também tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas da rede pública, contarão com mais 30 pontos na segunda fase, além dos 90.

A bonificação para a primeira fase (60 ou 60 + 20 pontos) será aplicada para o fim de classificação visando à realização da segunda fase.

Antes das mudanças aprovadas nesta terça-feira, o Paais estabelecia bonificação de 60 pontos apenas após a segunda fase, no caso de candidatos oriundos de escola pública, e de mais 20 pontos no caso de candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e oriundos de escola pública.

Com as mudanças aprovadas, a expectativa é que ocorra um aumento da inclusão abrangendo estudantes que tenham cursado o ensino médio em escola pública e de autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, também oriundos de escola pública.

Comentários

Interesante, pois agora esta melhor para conseguir uma vaga

Email: 
palocesar.chara@gmail.com

Gostaria de parabenizar o Conselho Universitário pela iniciativa. Faço um cursinho comunitário e percebo a grande dificuldade que nós alunos encontramos devido a defasagem do ensino público. Claro que as cotas ou as bonificações não resolveram os problemas de ensino publico do país, (gerados na base e arrastado ao longo da grade curricular), mas aos alunos aplicados que vislumbram uma carreira universitária e não tiveram a oportunidade de um ensino de excelência, tais auxílios são oportunidades para alcançarem a graduação desejada. O vestibular não seleciona o aluno que é mais inteligente ou barra o aluno que é mais burro; ele apenas mede a capacidade do estudante de decorar _e me desculpe a linguagem_ vomitar tudo no dia da prova, o que aliais alimenta hoje as vultuosas empresas dos "cursinhos pré-vestibulares". A nossa sociedade precisa de mais iniciativas e os jovens precisam se sentir estimulados. Não é somente apontando os defeitos e nos indignando com a violência (que uma hora ou outra baterá à nossa porta) e a falta de ética que o Brasil melhorará. A educação de qualidade tem que estar ao alcance de todos e nunca ser uma ilusão, pois ela é um direito prescrita na nossa constituição.

Email: 
kelianeflores@yahoo.com.br