Unicamp é a 1ª universidade da

A pró-reitora Gláucia Pastore

Formalização da parceria no IC

Elias, da Mellanox, e apoio à Unicamp

A Unicamp celebrou nesta quarta-feira (13), no Instituto de Computação (IC), a sua entrada na OpenPOWER Foundation, comunidade aberta e colaborativa para desenvolvimento de um ecossistema de soluções de TI baseado no processador IBM POWER. Com isso, ela passou a ser a única universidade brasileira na América Latina a ingressar nesse consórcio, em parceria com a empresa IBM, para desenvolvimento da comunidade acadêmica na área de tecnologia da informação.

Segundo Rodolfo Azevedo, professor do IC e coordenador do convênio com a IBM, essa empresa forneceu para o Linux Technology Center Brazil (LTC), laboratório que ela possui dentro da Unicamp, equipamentos já OpenPOWER. Esse consórcio hoje conta com mais de 100 membros em todo mundo, entre empresas de hardware, software, computação técnica, data centers e universidades.

Participaram da formalização do acordo na sala 53 do IC a pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, professora Gláucia Pastore, e o seu assessor, professor Fernando Coelho; o diretor do IC, Ricardo Silva Torres; e o professor Rodolfo Azevedo. A IBM enviou como representantes Gerson Vallim Brisola, gerente-executivo LTC; Klaus Heinrich e Paulo Nóbrega Tavares, gerentes LTC; Ricardo Marin, arquiteto LTC; e Rafael Sene, colaborador LTC. Elias Consuegra, da Mellanox, também compareceu ao evento, como um dos integrantes da Fundação.

A pró-reitora Gláucia Pastore destacou que esse é um momento muito feliz para a Unicamp, pela possibilidade de aproximação com a empresa IBM e com a Fundação OpenPOWER. “A integração dos setores acadêmico, empresarial e produtivo é extremamente importante nessa fase que estamos vivendo no Brasil em que os cientistas querem estar trabalhando em conjunto. Os resultados para a pesquisa em si e para a formação profissional serão muito interessantes”, comentou. “Se não fosse a sensibilidade das partes envolvidas, seria difícil suplantar os obstáculos, que são muitos. Parabéns pela iniciativa e temos a certeza de que, daqui para frente, as ações tenderão a se intensificar ainda mais.”

“Vocês deram essa oportunidade para a nossa Universidade”, sublinhou Rodolfo, dirigindo-se aos representantes presentes à solenidade. “O embrião do LTC começou na Unicamp, com estagiários. Posteriormente, a ação cresceu e rendeu grandes frutos. Temos bons resultados de pesquisa e, no ano passado, iniciamos as tratativas desse projeto OpenPOWER. Estamos aqui comemorando justamente essa nova fase.”

De acordo com Rodolfo, foram comprados kits de desenvolvimento OpenPOWER e já existe a distribuição Linux, que começou a ser desenvolvida na Unicamp mediante convênio com a IBM, empresa com a qual desenvolve várias cooperações. "São 11 anos de trabalho, que agora culminam com um modelo mais aberto de processador e de infraestrutura de rede de toda a camada de execução de software", revelou.

Da parte da IBM, o gerente-executivo Gerson Vallim Brisola reconheceu o valor dessa aproximação com o IC da Unicamp no passado. "As tecnologias estão prontas para serem exploradas de maneira livre, muito dentro do espírito acadêmico, que é o da renovação. Essa formalização marca esse momento de integração e o futuro que teremos de cooperação a partir de uma agenda comunitária de inovação tecnológica", festejou.

Consolidação
A Foundation coordena o trabalho na evolução da tecnologia POWER de processadores e o ecossistema de placas, de interfaces de rede e tudo o que é necessário para montar os sistemas computacionais, congregando players do mercado num único ambiente. “Temos desde um ponto Google, um parceiro da OpenPOWER; a IBM, que forneceu os processadores; a Melanox, que forneceu a infraestrutura de redes”, afirmou Rodolfo.

A Unicamp e a IBM firmaram destacadas parcerias para o desenvolvimento da comunidade acadêmica na área de tecnologia da informação. As iniciativas envolvem dois projetos principais: uma MiniCloud pública da Unicamp, com infraestrutura da IBM Power Systems®, e a participação da universidade no consórcio OpenPOWER Foundation.

A MiniCloud da Unicamp oferece acesso gratuito às máquinas virtuais IBM Power Systems®, para usuários acadêmicos e para a comunidade Open Source. Este ambiente está disponível para desenvolvimento, testes ou migração de aplicações. A MiniCloud utiliza o IBM PowerKVM™, solução de virtualização aberta que dá suporte à execução a máquinas virtuais em um único servidor, a partir do sistema operacional Linux.

Em 2013, a IBM abriu para os integrantes da comunidade a tecnologia do microprocessador POWER, bem como a lista de softwares associados, com o objetivo de gerar inovação colaborativa e criar soluções para o futuro dos datacenters.

A adesão da Unicamp como membro do OpenPower Foundation estreita a parceria entre as instituições para desenvolvimento em ambiente Linux. No final de 2003, a Universidade iniciou a parceria com o LTC da IBM e, desde lá, ambas trabalham em conjunto no desenvolvimento de soluções e pesquisa na plataforma POWER, tanto na comunidade Open Source quanto na academia.

O diretor do IC salientou a importância de participar dessa parceria. Para ele, é uma grande responsabilidade para o IC. "Esperamos fazer jus a essa confiança depositada em todos os parceiros da OpenPOWER, que se envolveram nos trabalhos. O IC estará trabalhando arduamente para que que essa parceria seja de muito sucesso", concluiu.