Antonio Arnoni Prado é
homenageado no IEL

13/05/2015 - 14:22

O professor Antonio Arnoni Prado foi homenageado na manhã desta quarta-feira (13) durante mesa-redonda realizada no auditório do Instituto de Estudas da Linguagem (IEL), unidade na qual lecionou entre 1979 e 2013. O evento também marcou o lançamento de duas obras inéditas do intelectual, intituladas Dois letrados e o Brasil nação - A obra crítica de Oliveira Lima e Sérgio Buarque de Holanda e Cenário com retratos – Esboços e perfis.

A atividade foi organizada pelo professor Francisco Foot Hardman, amigo de Arnoni Prado há cerca de 40 anos. Hardman e o professor Alcir Pécora debateram sobre diferentes aspectos das obras que estão sendo lançadas. “O professor Arnoni teve atuação essencial nos vários aspectos da vida acadêmica. Ele está certamente entre os melhores professores de graduação e pós-graduação do IEL, uma unidade marcada por excelentes docentes. Arnoni também é um pesquisador determinado e incansável. Ele trabalha com fontes historiográficas e faz uma revisão interessantíssima da história literária brasileira”, destacou Foot Hardman.

De acordo com o homenageado, Dois letrados e o Brasil nação - A obra crítica de Oliveira Lima e Sérgio Buarque de Holanda contrapõe a trajetória entre os críticos e historiadores citados no título. “O Oliveira Lima tinha o conceito de que a literatura deveria educar o povo olhando por cima. Para ele, o Brasil teve a sorte de ter sido descoberto pelos portugueses, um povo literariamente superior. Sérgio Buarque tinha uma posição totalmente diferente. Ele era um modernista com visão crítica sobre o passado e que valorizava os diferentes aspectos da cultura brasileira e latino-americana”, afirmou o autor.

Cenário com retratos – Esboços e perfis, explicou Arnoni Prado, é composto por uma série de ensaios sobre escritores como Lima Barreto, Mário de Andrade, Gilberto Freyre e Erico Verissimo, que também trataram em suas obras da temática abordada em Dois letrados e o Brasil nação. Ao longo dos textos, o agora professor aposentado do IEL faz uma reflexão sobre os caminhos percorridos no Brasil em busca da excelência e da independência intelectual.

Serviço

Título: Dois letrados e o Brasil nação - A obra crítica de Oliveira Lima e Sérgio Buarque de Holanda

Autor: Antonio Arnoni Prado

Editora: Editora 34

Páginas: 376

Preço sugerido: R$ 50,00


Título: Cenário com retratos – Esboços e perfis

Autor: Antonio Arnoni Prado

Editora: Companhia das Letras

Páginas: 312

Preço sugerido: R$ 44,90