Délia Amaya recebe
homenagem do CNPq

04/05/2015 - 08:51

A professora Délia Amaya

A professora aposentada Delia Rodriguez-Amaya, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, receberá no próximo dia 5 de maio o título de Pesquisadora Emérita, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A solenidade acontece no auditório da Escola Naval do Rio de Janeiro. Délia Rodriguez-Amaya é presidente da International Academy of Food Science and Technology (2014-2016), sendo a primeira mulher eleita para a posição. Foi livre-docente pela Unicamp, atuando no Departamento de Tecnologia de Alimentos da FEA. Possui doutorado em Química Agrícola pela University of California, Davis; e pós-doutorado pela University of Rhode Island.

“Um cientista dedica enorme tempo e esforço à pesquisa por acreditar nos objetivos desta pesquisa, na sua importância ao desenvolvimento científico e tecnológico do país e nos possíveis benefícios à sociedade. E é imensamente gratificante quando este trabalho chega a ser reconhecido, especialmente pelo tão importante órgão de fomento que é o CNPq. Sinto-me honrada e feliz em receber o título de Pesquisador Emérito CNPq”, escreveu por e-mail, a homenageada. 

Além de Délia, outros docentes serão homenageados pelo CNPq com o título: Alberto Luiz Galvão Coimbra e Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Antônio Sesso e Ruy Laurenti, da Universidade de São Paulo (USP); Francisco Gorgonio de Nóbrega, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Isaac Roitman, da Universidade de Brasília (UNB); e Maurício Matos Peixoto, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

A principal homenagem do evento será a entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto à pesquisadora Magda Becker Soares, docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Prêmio Almirante Álvaro Alberto é a mais importante honraria em ciência e tecnologia do país, concedido pelo CNPq em parceria com a Fundação Conrado Wessel e a Marinha do Brasil. Magda Becker Soares é pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da UFMG. Graduada em Letras, doutora e livre-docente em Educação, é autora de diversos livros didáticos de língua portuguesa. 

Prêmio 
O Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia foi instituído em 1981, ainda como Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia. A premiação consiste em medalha, diploma, importância em dinheiro equivalente a R$ 200 mil e uma viagem à Amazônia, a bordo do navio de Assistência Hospitalar na Amazônia, oferecida pela Marinha do Brasil à agraciada. Em 1986, passou a fazer referência ao Almirante, engenheiro idealizador e primeiro presidente do CNPq. É concedido anualmente, em sistema de rodízio, a uma das três grandes áreas do conhecimento - Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e Ciências da Vida. 

Serviço:
Cerimônia de Entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, homenagem aos Pesquisadores Eméritos e entrega de Menção Especial de Agradecimento
Data: 5 de maio, às 19 horas
Local: Auditório do Clube Naval do Rio de Janeiro
Endereço: Av. Almirante Sylvio de Noronha, s/n - Castelo, Rio de Janeiro, RJ
(com informações do CNPq)

Comentários

Cordial Saludo

Me permito felicitarla por tan merecido homenaje por su trabajo a lo largo de 35 años de trabajo.
att gabriel ignacio velez hernandez
docente programa ingenieria de alimentos
universidad de cordoba COLOMBIA

Email: 
gvelez@correo.unicordoba.edu.co