Unicamp terá MiniCloud da IBM
disponível para comunidade acadêmica

10/03/2015 - 16:53

A Unicamp e a IBM firmaram importantes parcerias para o desenvolvimento da comunidade acadêmica na área de tecnologia da informação. As iniciativas envolvem dois projetos: uma MiniCloud pública da Unicamp com infraestrutura da IBM Power Systems® e participação da universidade no consórcio OpenPOWER Foundation. A MiniCloud da Unicamp oferece acesso gratuito às máquinas virtuais IBM Power Systems® para usuários acadêmicos e para a comunidade Open Source. Este ambiente está disponível para desenvolvimento, testes ou migração de aplicações. A MiniCloud utiliza o IBM PowerKVM™, solução de virtualização aberta quedá suporte à execução de um grande número de máquinas virtuais em um único servidor, a partir do sistema operacional Linux.

Já o OpenPOWER Foundation é uma comunidade aberta e colaborativa para desenvolvimento de um ecossistema de soluções de TI baseado no processador IBM POWER. No final de 2013, a IBM abriu para os integrantes da comunidade a tecnologia do microprocessador POWER, bem como a lista de softwares associados, com o objetivo de gerar inovação colaborativa e criar as soluções para o futuro dos datacenters. A Unicamp é a primeira instituição brasileira a participar do consórcio que, hoje, já conta com mais de 100 membros em todo mundo, entre empresas de hardware, software, computação técnica, data centers e universidades.

A adesão da Unicamp como membro do OpenPower Foundation estreita a parceria entre as instituições para desenvolvimento em ambiente Linux. No final de 2003, a Unicamp iniciou a parceria com o Linux Technology Center Brazil (LTC) da IBM e, desde lá, ambas já trabalham em conjunto no desenvolvimento de soluções e pesquisa na plataforma POWER, tanto na comunidade Open Source quanto na academia. Hoje, o LTC possui um laboratório no campus da universidade onde são desenvolvidos trabalhos em conjunto com professores e estudantes de graduação e mestrado.

“Parcerias como esta são muito importantes para a Unicamp, pois propiciam o envolvimento dos alunos bolsistas em um ambiente de trabalho e na execução de projetos que extrapolam o ambiente acadêmico, complementando a experiência em sala de aula de modo que a universidade cumpra sua principal função de formar recursos humanos altamente qualificados”, destacam os professores Sandro Rigo e Rodolfo Azevedo, do Instituto de Computação da Unicamp.

“A adesão da Unicamp como membro acadêmico do OpenPower Foundation proporcionará a troca de experiências e conhecimento entre grupos de trabalho em diversas áreas, favorecendo o desenvolvimento do ecossistema ao redor dos servidores Linux on POWER”, comenta Aníbal Strianese, diretor da unidade de Servidores para a IBM América.