Unicamp distribui prêmios
a alunos e docentes

15/12/2014 - 15:30

/
Público lota Centro de Convenções

Público lota Centro de Convenções

O reitor José Tadeu Jorge

O reitor José Tadeu Jorge

O coordenador-geral, Alvaro Crósta

O coordenador-geral, Alvaro Crósta

Mesa diretiva dos prêmios

Mesa diretiva dos prêmios

Professor José Roberto (FEC)

Professor José Roberto (FEC)

Tadeu Jorge entrega certificado a Geromel

Tadeu Jorge entrega certificado a Geromel

Francisco (Imecc) ao lado de Atvars e Meyer

Francisco (Imecc) ao lado de Atvars e Meyer

Sara ao lado de Gláucia e do aluno Guilherme

Sara ao lado de Gláucia e do aluno Guilherme

Público prestigiou premiados

Público prestigiou premiados

A aluna Estela Moura, da FT

A aluna Estela Moura, da FT

O professor Milton Mori

O professor Milton Mori

Mori entrega certificado a contempladas

Mori entrega certificado a contempladas

Crósta, coordenador-geral da Universidade

Crósta, coordenador-geral da Universidade

Professora Regina Buffon e Teresa Atvars

Professora Regina Buffon e Teresa Atvars

Magna entrega prêmio a Vicente (FE)

Magna entrega prêmio a Vicente (FE)

A Unicamp distribuiu, na manhã desta segunda-feira (15), prêmios em quatro categorias institucionais referentes a 2014, que foram entregues a alunos e a professores da Universidade durante assembleia universitária extraordinária no Centro de Convenções: o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz", o Prêmio Mérito Científico do XXII Congresso de Iniciação Científica (Pibic - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação e o Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação.

Além do reitor José Tadeu Jorge e do coordenador-geral Alvaro Crósta, compuseram a mesa dos trabalhos os pró-reitores de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico Meyer; de Pesquisa, Gláucia Maria Pastore; de Graduação, Luis Alberto Magna; de Pós-Graduação, Rachel Meneguello; de Desenvolvimento Universitário, Teresa Dib Zambon Atvars; e o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova, Milton Mori.

“Esse é o momento em que a Universidade reconhece o que ela tem de melhor. E esse reconhecimento é feito através dos prêmios, conferidos em razão da qualidade do que é feito aqui”, salientou Alvaro Crósta, antes da introdução dos nomes agraciados com o Prêmio Zeferino Vaz, que contemplou 20 ganhadores neste ano. O Prêmio Zeferino Vaz é conferido anualmente a docentes ativos que atuam em regime de dedicação exclusiva (RDIDP) e que tenham se destacado nas suas funções de docência e pesquisa. Este prêmio reconhece o desempenho acadêmico excepcional.

O professor José Roberto Guimarães, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), contou que esse foi o seu primeiro prêmio "Zeferino Vaz" e que essa distinção reconhece o seu trabalho de 23 anos como docente da Unicamp. O seu ingresso aconteceu um pouco antes, como aluno do Instituto de Química (IQ). “Minha vida foi muito difícil. Comecei a trabalhar aos 14 anos. Vendia sapato até os 18 anos. Depois trabalhei numa metalúrgica. Cheguei à Unicamp com 22 anos, debaixo de muitas dificuldades. Hoje tenho o prazer de ter minha filha estudando aqui e ela inclusive foi minha aluna na FEC”, relatou.

O segundo prêmio, o de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, destina-se à valorização das atividades docentes da graduação. Neste ano, ele foi entregue a 23 docentes da Unicamp. O professor Vicente Rodrigues (FE) qualificou o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação como uma iniciativa de grande importância desta gestão. “Foi um grande acerto e, para mim, uma honra ser contemplado”, ressaltou.

Ao falar sobre o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, o pró-reitor de Graduação, professor Luis Alberto Magna, disse que o ensino de graduação é como um pilar comum a todas as atividades da Universidade e ajuda inclusive a aprimorar o trabalho do corpo docente. “Em relação a outros prêmios, ele estava ficando de lado, sendo que é o carro-chefe que permeia outras ações. Agora podemos distinguir outros nomes que têm se dedicado ao ensino de graduação”, lembrou.

O terceiro prêmio, o Prêmio Pibic, foi dirigido a 40 premiados. Dá relevo à qualidade científica dos trabalhos que se destacaram no XXII Congresso de Iniciação Científica, realizado entre os dias 22 e 24 de outubro. Organizado pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e de Graduação, e apoiado pela Reitoria, o evento reuniu 1.348 trabalhos ao todo. Para a aluna da Faculdade de Tecnologia, de Limeira, Estela da Silva Moura, que recebeu menção honrosa, este prêmio foi de muito valor, não somente para ela mas também para a área de tecnologia. “Eu não esperava ser premiada e fico muito grata. Para mim, vale como um estímulo a continuar trabalhando muito para a área de desenvolvimento”, destacou.

Para a professora Gláucia Pastore, “este é um momento feliz e importante para esses valentes do ensino e da pesquisa”. A iniciação científica, comentou ela, é um dos arcabouços da pesquisa e tem revelado vários talentos. “Tem sido crescente o interesse e a participação. Procuramos premiar os 20 melhores trabalhos de mérito científico e os 20 trabalhos que tiveram menção honrosa”, contou.

O quarto prêmio, intitulado Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação, visa valorizar e incentivar alunos e docentes que desenvolveram pesquisas com maior potencial de geração de produtos para a sociedade. Pelo sétimo ano consecutivo, a Agência de Inovação Inova realizou este prêmio com o objetivo de reconhecer o potencial inovador das pesquisas desenvolvidas no âmbito da iniciação científica. Este ano, foram distinguidos seis trabalhos: dois nas áreas Biológicas, dois na área de Exatas e dois nas áreas Tecnológicas. O professor Milton realçou que este é o sétimo ano do prêmio, que reconhece o potencial inovador. “Estamos tentando encorajar alunos e professores nessa caminhada para nos tornarmos mais competitivos”, afirmou o diretor-executivo da Inova.

O reitor José Tadeu Jorge iniciou sua fala assinalando que essa homenagem é para aqueles que fazem a história da Unicamp. Segundo ele, não se faz o melhor sem os docentes, sem os pesquisadores, sem os alunos e sem os funcionários, que recentemente receberam o Prêmio Paepe. “Ainda temos uma lacuna que permanece, que é o prêmio destinado à extensão. Com sua instituição, completaríamos todas as categorias”, pontuou.

Tadeu Jorge aproveitou para agradecer de modo específico alguns dos docentes premiados, entre eles os professores Benedito Carlos Benedetti (Feagri), José Cláudio Geromel (Feec), Léo Pini (Feec), Maria Sílvia Gatti (IB), Sara Saad (FCM), Marisa Masumi (FEQ), Ricardo da Silva Torres (IC), Renê Alfonso (IQ) e Íscia Cendes (FCM).

Ele também elogiou a grande atuação da Agência Inova que tem aberto vários caminhos com resultados expressivos. “São 340 empresas com origem na Unicamp, sendo que 256 estão ativas no momento. É um dos melhores índices do mundo dentro de uma universidade”, acentuou. “Fazendo um balanço neste fim de ano, temos muito a comemorar. E creio que 2015 será ainda melhor”, concluiu.

Comentários

Parabéns, prof. José Roberto!

Email: 
olaranje@yahoo.com.br